Os 7 pontos importantes que você precisa saber sobre o Óleo de Cozinha. 

Quando se trata de cozinhar com óleo de cozinha, o que você escolhe, priorizar o gosto ou a saúde? 

Então vamos aos 7 pontos importantes sobre  os óleos!

1-Todos os óleos são iguais, quando estamos falando sobre calorias.Oleo de cozinha 2

Independentemente de  qual o tipo de óleo de cozinha você usa, ele é classificado nutricionalmente como gordura. Contendo nove calorias por grama. As gorduras são muito mais calóricas que os carboidratos e as proteínas, ambos compostos de quatro calorias por grama e mesmo os óleos anunciados como mais saudáveis, como abacate, ainda são gorduras. Preste bem atenção na quantidade de gordura que você quer comer e, em seguida, adicione a com sabedoria.

 

2-Todos os óleos de cozinha são diferentes, quando medimos seus efeitos sobre a saúde.

Ao escolher um óleo de cozinha, prefira o Azeite extra-virgem, pois é melhor para a saúde do coração. Ele tem a menor taxa de oxidação entre os óleos de cozinha. A oxidação promove os radicais livres, substâncias químicas que são altamente reativas e têm o potencial de danificar as células, podendo até levar ao câncer.

O azeite também pode ajudar a diminuir o LDL (colesterol mau) e aumentar o HDL (colesterol bom), além disso, pode ser usado como um protetor e restaurador da pele, pois tem um componente Polifenol chamado de  Hidroxitirosol.  Estudos mostram que o Hidroxitirosol tem uma grande capacidade de absorver os radicais livres.

O azeite de oliva também contém Betacaroteno e vitaminas A, E, D e K e muitos nutrientes mais saudáveis. Pesquisas mostram que estes nutrientes têm efeitos benéficos sobre quase todas as funções corporais.

 3-Não retire todo o óleo da sua dieta.

Muitas dietas restritivas tem o defeito de retirar nutrientes de forma individual, o problema é que quando eles cortam a gordura, esquecem que nosso organismo precisa de uma quantidade diária de gordura para que tudo funcione em perfeitas condições. O primordial é analisar tudo o que você come e montar uma combinação com um maior equilíbrio nutricional, não deixando de incluir uma pequena quantidade de gorduras saudáveis ​, aquelas que trarão muitos benefícios para a sua saúde.

 4-O que devo fazer, Refogar ou Fritar?

 A fritura por imersão em casa é uma técnica de cozimento que usa uma grande quantidade de óleo e calor elevado durante um maior período de tempo. A fritura comum ou de dois tempos utiliza uma quantidade menor de óleo com a temperatura elevada, mas pode ser por um período mais curto de tempo.

Ao refogar pequenos pedaços de alimentos serão usadas quantidades bem menores de gordura por um período mais curto de tempo sendo melhor para a sua saúde. Não importa qual o óleo você escolha, use o mínimo possível. Infelizmente, fritar alimentos em óleo – ou qualquer tipo de gordura – promove os radicais livres. Por isso Tente elaborar refeições com alimentos que não necessitem de fritura.  Tenha preferência em fazê-los cozidos, grelhados ou refogados rapidamente, isso já é um bom primeiro passo para diminuir ou acabar com as frituras.

5-Verifique se o seu óleo é fresco.

Óleo velho é uma situação favorável para os radicais livres. Quando você compra muitas variedades diferentes de óleo para diferentes receitas. Os armazena por longos períodos em sua cozinha, eles podem oxidar ao longo do tempo e desenvolverem os radicais livres. Em vez disso, compre apenas alguns tipos de óleo em pequenas quantidades e coloque-os em um local frio e seco.

6-Cuidado com o Óleo em Spray nem sempre é o que parece.

Muitos óleos de pulverização afirmam ter zero de gordura trans. Dizem isso porque os fabricantes podem arredondar para baixo a gordura trans para zero. Caso um tamanho da dose é menor do que a metade de um grama. Os fabricantes de uma marca importada que chegou aqui no Brasil colocam as informações nutricionais zeradas. Depois colocam um valor por porção, só que a  porção demonstrada é uma quantidade mínima. O rótulo mostra que um jato de spray em 1/3 de segundo pressionado tem apenas 0,266 gramas de gordura. O problema é quem consegue apertar o spray por 1/3 de segundo? Por aí podemos ver que nem tudo é o que parece. Sempre observe as informações nutricionais dos produtos alem disso procure pesquisá-lo. 

Oleo sapray Pam

        Temos outras alternativas, ao invés de mexer com sprays, você pode obter o mesmo resultado colocando uma pequena quantidade de óleo em uma toalha e passando-a no fundo da sua panela. Ou então tente usar panelas de cerâmica que são antiaderentes. Certifique-se de lavar sempre as panelas de cerâmica à mão com uma esponja não abrasiva ou um pano macio para proteger a superfície e mantê-la em boa forma.

7-Seja inteligente ao usar o Óleo de Cozinha.

Procure sempre comer gorduras saudáveis, use pouco óleo, estenda ou crie novos sabores. Por exemplo, em vez de usar algumas colheres de sopa de azeite para hidratar meramente um pedaço de pão para uma pessoa. Use a mesma quantidade em um prato saboroso que mais pessoas possam comer.

 

Artigos Relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *