Quantas Calorias Estão Presentes em 1 kg de Gordura Corporal?

Ao Falarmos sobre calorias, podemos dizer que elas são a quantidade de energia fornecida pelos alimentos.

Calorias são responsável por tudo o que fazemos, desde dormir até correr em uma maratona.

Estão presentes nos carboidratos, gorduras e proteínas, mas não nas vitaminas e minerais.

 

O corpo pode usá-las como combustível de energia instantânea ou armazenar para usar depois

Algumas calorias podem ser armazenadas como glicogênio (um tipo de glicose que é armazenada nos músculos e fígado), mas a maioria é armazenada como gordura corporal.

 Qual a diferença entre gordura pura e corporal?

Inicialmente podemos dizer que gordura corporal não é a mesma coisa que gordura pura

Gordura pura tem um teor muito elevado de energia, cerca de 9 calorias por grama. Isso equivale a cerca de 9.000 calorias por quilo de gordura pura.

calorias 3No entanto como dissemos anteriormente, a gordura corporal é diferente. Ela é constituída por células chamadas de adipócitos ou adiposas, que também contêm alguns fluidos e proteínas.

Logo o conteúdo calórico de gordura corporal vai ser um pouco menos do que o conteúdo calórico de gordura pura.

A gordura corporal é misturada com os fluidos líquidos e proteína. Por isso, o seu teor calórico e composição não é igual à gordura pura.

 1 kg de gordura corporal tem quantas calorias?

Em 1958, um cientista chamado Max Wishnofsky concluiu que o equivalente calórico em 1 kg de peso corporal é de  de 7700 calorias.

Ele baseou sua conclusão sobre as evidências científicas disponíveis naquela época. Décadas mais tarde, o seu resultado tem sido citado milhares de vezes nos meios de comunicação e literatura científica.

Basicamente tornou-se um conhecimento comum que 1 kg de  de gordura corporal contém 7.700 calorias. 

Mas isso é realmente verdade? Vamos tentar descobrir.

Estaremos usando valores geralmente aceitos para este cálculo. No entanto, algumas pesquisas mostram pequenas variações.

Em geral, podemos assumir que:

  • Pura gordura contém 8.7-9.5 calorias por grama.
  • Tecido de gordura corporal é de 87% de gordura.

Usando esses valores, podemos concluir que 1 kg de gordura pura tem de 8.700 a 9.500 calorias.

Estabelecendo uma média podemos dizer que o valor entre os dois torna-se 9.100.

Retirando os 87% de gordura corporal obtemos o valor aproximado de 7.917 calorias. Lembrando que a gordura corporal não é pura, por isso estabelecemos um valor de 87% para a quantidade de gordura pura presente na gordura corporal.

No entanto, é importante notar que estes cálculos são baseados em uma pesquisa por idade.

Alguns dos estudos indicam que o tecido de gordura corporal contém apenas 72% de gordura. Diferentes tipos de gordura corporal também podem conter quantidades variáveis de gordura.

Observação: 1 kg de gordura corporal pode variar entre 7.569 e 8.265 calorias, aproximadamente estimados.

 O Mito das dietas das calorias

Há um mito muito comum dizendo que se você comer 400 calorias a menos por dia, ou 2.800 calorias a menos por semana, vai perder 500 gramas de gordura a cada semana.

Ao final de 1 ano perderia 21 kg.

No entanto, a realidade é muito diferente.calorias 2

O mito déficit 400 calorias significativamente superestima o potencial de perda de peso que pode ser alcançado ao longo de um período de tempo.

Em um curto período esta estimativa pode funcionar muito bem, para perda de peso moderado em pessoas com sobrepeso e obesas, entretanto em um maior espaço de tempo não funciona mais, perdendo a eficácia nos resultados de perda e acaba colocando as pessoas no fracasso e decepção.

O que este mito não explica é a resposta do organismo às mudanças na composição corporal com a dieta.

Quando você reduz a ingestão de calorias, seu corpo responde fazendo você queimar menos calorias. Você começa a se movimentar menos, e o corpo se torna mais eficiente. Ele faz a mesma quantidade de trabalho, mas usa menos calorias do que antes.

Você também poderá perder massa muscular junto com a gordura, fazendo você queimar menos calorias.

Muitas vezes isso é chamado de modo de fome, embora o termo técnico seja “termogênese adaptativa”.

A perda de peso não é um processo linear, e normalmente diminui ao longo do tempo.

Observação: O déficit dieta de 400 calorias superestima o potencial de perda de peso. Ele não leva em conta as mudanças na composição corporal e uma redução de calorias queimadas.

 Aplicativos Que Ajudam na Perda de Peso

Hoje em dia, existem aplicativos e ferramentas online que podem fornecer uma melhor avaliação, mais realista de sua perda de peso.

 Medida Certa

Quem não assistiu a rotina de dieta e atividades físicas dos apresentadores do fantástico? O aplicativo ajuda a controlar a queima de calorias, para que você possa ter os melhores resultados e tenha uma meta de sucesso. O seu cadastro conta com valores de IMC e percentual de gordura, para que sua dieta seja controlada. Alem disso o aplicativo contem vídeos com muitas dicas dos apresentadores, músicas motivadoras para corridas e atividades físicas, que você poderá desfrutar daquelas escutadas durante os exercícios no programa. Seus resultados podem ser compartilhados em redes sociais. .

IOS / Androide

 Nike + Running

 Esse aplicativo não está ligado diretamente a dietas, mas sim no auxílio do mapeamento de rotas de corridas e caminhadas. Como ele você poderá registrar o tempo e distância de percurso realizado, podendo comparar seus desempenhos, e assim reconhecer sua evolução nos rendimentos de atividades físicas. O melhor de tudo é que ele é Grátis.

IOS  / Androide

Existem outros aplicativos que podem te ajudar, basta procurar online.

 A regra déficit de 500 calorias não é uma forma realista de prever a perda de peso. Existem ferramentas melhores para prever a perda de peso ao longo de um período de tempo.

Perda de Peso Não É Apenas Perda De Gordura

Quando você está tentando perder peso, o que realmente quer se livrar da gordura corporal é tanto abaixo da pele quanto ao redor dos órgãos.

Infelizmente, a perda de peso não é necessariamente igual à perda de gordura. Um efeito colateral indesejável de perder peso é a perda de massa muscular.

A boa notícia é que existem algumas maneiras de minimizar a perda de massa muscular.calorias

Você pode:

  • Levantar pesos: Estudos mostram que o treinamento de resistência pode ser extremamente útil na prevenção da perda de massa muscular quando a perda de peso.
  • Coma muita proteína: Com uma alta ingestão de proteína, seu corpo torna-se muito menos propenso a quebrar seus músculos para a energia.

Ambas as estratégias também são úteis para evitar uma redução de calorias queimadas enquanto você perde peso.

 O levantamento de peso e a alta ingestão de proteínas podem ajudar a prevenir a perda de massa muscular para pessoas que estão tentando perder peso. também podem ajudar a evitar uma redução na quantidade de calorias que você queima.

 Conclusão

 1 kg de gordura corporal pode variar entre 7.569 e 8.265 calorias.

No entanto, é um mito dizer que apenas comer menos 400 calorias por dia ou 2.800 por semana faz com que a perda de peso de 500 gramas por semana.

Isso pode funcionar em curto prazo, mas o corpo vai se adaptar mais rapidamente, fazendo você queimar menos calorias. Por este motivo, a perda de peso diminui ao longo do tempo.

 

 

 

 

Artigos Relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *