Febre Amarela

A febre amarela é uma doença causada por um vírus transmitido por duas espécies de mosquito. Um dos sinais mais presentes nesta doença são a febre e a coloração da pele e olhos amarelados que pode permanecer por até 10 dias (daí vem o nome febre amarela). 

No Brasil esta doença sempre esteve mais presente na região norte, mas agora em pouco tempo temos visto os noticiários dizendo que outras regiões brasileiras estão apresentando surtos de febre amarela.

Sabendo deste perigo devemos tomar medidas para que não venhamos sofrer com esta doença, pois ela pode até matar.

Como o Vírus da Febre Amarela é Transmitido

O vírus da febre amarela tem o RNA que pertence ao gênero Flavivirus. Está relacionada com o vírus do Nilo Ocidental, a encefalite de St. Louis e os vírus da encefalite japonesa.

O vírus é transmitido às pessoas principalmente através da picada dos mosquitos Aedes Egypti ou Haemagogus Sabethes infectados.

Os mosquitos adquirem o vírus alimentando-se de primatas infectados (humanos ou não humanos) e então podem transmitir o vírus a outros primatas (humanos ou não humanos). As pessoas infectadas com o vírus da febre amarela podem infectar outros mosquitos que as piquem (referidas como sendo “virêmicas”) pouco antes do início da febre e até 5 dias após o início.

O vírus da Febre Amarela tem Três Ciclos de Transmissão:

  • Selva,
  • Intermediário (savana) e
  • Urbano.

O ciclo da selva (silvestre) envolve a transmissão do vírus entre primatas não humanos (por exemplo, macacos) e espécies de mosquitos encontradas no dossel da floresta (área das folhas das árvores acima do solo). O vírus é transmitido por mosquitos dos macacos para seres humanos quando os seres humanos estão visitando ou trabalhando na selva.

Na África, existe um ciclo intermediário (Savana) que envolve a transmissão de vírus de mosquitos para seres humanos que vivem ou trabalham em áreas de fronteira da selva. Neste ciclo, o vírus pode ser transmitido de macaco para humano ou de humano para humano através de mosquitos.

O ciclo urbano envolve a transmissão do vírus entre humanos e mosquitos urbanos, principalmente com o Aedes Aegypti. O vírus é geralmente trazido para o ambiente urbano por um humano virêmico que foi infectado na selva ou savana.

Como Se Prevenir da Febre Amarela

Evite picadas de mosquito

Como a transmissão urbana da febre amarela só é possível através da picada de mosquitos Aedes aegypti, a prevenção da doença deve ser feita evitando sua disseminação.

Os mosquitos criam-se na água e proliferam-se dentro dos domicílios e suas adjacências.

Qualquer recipiente como caixas d’água, latas e pneus contendo água limpa são ambientes ideais para que a fêmea do mosquito ponha seus ovos, de onde nascerão larvas que, após desenvolver-se na água, se tornarão novos mosquitos. Portanto, deve-se evitar o acúmulo de água parada em recipientes destampados.

Para eliminar o mosquito adulto, em caso de epidemia de dengue ou febre amarela, deve-se fazer a aplicação de inseticida através do “fumacê” ( viatura que dissemina inseticida para matar mosquito),claro que esta medida cabe ao governo local.

Além disso, devem ser tomadas medidas de proteção individual, como: a Vacinação contra a febre amarela, especialmente para aqueles que moram ou vão viajar para áreas com indícios da doença. Outras medidas preventivas são o uso de:

  • Repelente contra insetos,
  • Mosquiteiros e
  • Roupas que cubram todo o corpo.

Use repelente de insetos.

Ao sair de casa, use um repelente de insetos registrado pelos órgãos responsáveis. Mesmo em um curto período de tempo ao ar livre pode ser longo o suficiente para sofrer uma picada de mosquito. Para obter detalhes sobre quando e como aplicar repelente, leia as instruções na embalagem do produto.

Use roupas adequadas para reduzir as picadas de mosquito.

Quando o tempo o permitir, use camisas com mangas compridas, calças compridas e meias. Os mosquitos podem picar por meio de roupas finas, por isso tente pulverizar roupas com repelente, pois isso proporcionará uma proteção extra.

Neste caso específico Use somente os Repelentes com Permetrina (Geralmente usado em medicações de tratamento para piolho). Repelentes para mosquito contendo Permetrina não são aprovados para aplicação diretamente na pele.

Preste Atenção aos Horários de Pico do Mosquito.

Para a maioria das espécies de mosquito os picos de horários em que eles aparecem são ao amanhecer e ao anoitecer. No entanto há uma particularidade no Aedes Egypti, ele pode picar durante todo o  dia.

Devemos tomar cuidado usando roupas que protejam nosso Corpo. Se houver possibilidade mantenha-se em ambientes com ar condicionado, especialmente durante os horários de pico.

Vacina Contra a Febre Amarela

febre amarelaA vacina contra a febre amarela é recomendada para pessoas com idade ≥ 9 meses que viajam ou vivem em áreas de risco para a transmissão do vírus da febre amarela, geralmente mais presentes na América do Sul e África .

Ela pode ser necessária para a entrada em alguns países. Os requisitos de vacinação contra febre amarela e as recomendações para países específicos estão disponíveis nos Órgãos de Vigilância da Saúde de seu respectivo país.

A vacina contra a febre amarela está disponível somente em centros de vacinação designados pela secretaria de saúde local.

Para a maioria dos viajantes, uma dose única de vacina contra a febre amarela proporciona uma proteção de 10 anos, Segundo o Ministério da Saúde no Brasil sendo necessária uma dose de reforço a cada 10 anos.

Além disso, alguns países podem exigir uma dose de reforço da vacina; Visite a área de Saúde no site do Ministério da saúde do Brasil Clique Aqui no Link Febre Amarela e Viajantes / Ministério da saúde. Neste link os Viajantes obterão informações sobre os requisitos específicos do Brasil.

Converse com seu médico para determinar se você pode precisar de uma dose de vacina contra febre amarela ou uma dose de reforço antes de sua viagem para uma área em risco de contaminação.

Reações à Vacina da Febre Amarela

As reações à vacina contra a febre amarela são geralmente leves e incluem:

  • Dores de cabeça,
  • Dores musculares e
  • Febres de baixo grau.

Houve relatos de eventos raros mais graves após a vacinação contra a febre amarela. Estes eventos incluem reação alérgica com risco de vida, doença que afeta o sistema nervoso e doença que afeta certos órgãos internos.

Testes podem ser realizados para procurar certos eventos adversos graves. Fale com seu médico caso tenha sintomas que o afetaram após a vacinação contra a febre amarela.

Certas pessoas têm um risco aumentado de desenvolver um evento adverso grave se vacinadas com a vacina contra a febre amarela, a vacina não é recomendada (ou seja, contraindicada) para pessoas com:

  • Alergia a um componente de vacina
  • Idade • Infecção sintomática do HIV ou linfócitos T CD4 + • Distúrbio do timo associado à função imune anormal
  • Imunodeficiências primárias
  • Neoplasias malignas (Câncer)
  • Transplantação
  • Terapias imunossupressoras e imunomoduladoras

Algumas pessoas podem ter um risco aumentado de um evento adverso, mas podem se beneficiar com a vacina. Fale com o seu médico se tiver alguma das seguintes situações:

  • Idade 6 a 8 meses
  • Idade ≥ 60 anos
  • Infecção assintomática por HIV e linfócitos T CD4 + 200 a 499 / mm 3  
  •  Gravidez
  • Amamentação

Diagnóstico Para Febre Amarela

A gravidade da doença pode variar desde uma febre autolimitada a uma doença hepática grave com sangramento.

A febre amarela é diagnosticada com base em:

  • Sintomas,
  • Achados físicos,
  • Exames de laboratório e
  • Histórico de viagem,

Incluindo a possibilidade de exposição a mosquitos infectados.

Sinais e Sintomas da Febre Amarela

  • Febre
  • Dores no
  • Corpo
  • Náuseas
  • Vômitos
  • Fadiga
  • Fraqueza
  • Icterícia (corpo e olhos amarelados)

febre amarelaTratamento Para Febre Amarela

Não há tratamento específico para a febre amarela, o cuidado é baseado nos sintomas. A pessoa infectada será hospitalizada e somente serão tratados os sintomas que vimos anteriormente tais como:

O paciente será hospitalizado permanecendo em repouso com reposição de líquidos e das perdas sanguíneas, quando indicado. Nas formas graves, o paciente deve ser atendido numa Unidade de Terapia Intensiva. Se o paciente não receber assistência médica, ele pode morrer.

Existem alguns medicamentos que não poderão ser usados como Aspirina AAS e outros anti-inflamatórios não esteroides como exemplo Ibuprofeno e Naproxeno, pois eles podem aumentar o risco de hemorragia.

As pessoas infectadas pelo vírus deverão ficar protegidas para que não sejam picados novamente.

Se possível ficar sob uma rede de proteção contra mosquitos, mais famoso conhecido como mosquiteiro, por até cinco dias após o aparecimento da febre.

Resultados do Tratamento Para Febre Amarela

A maioria das pessoas que são afetadas apresentam os sintomas de forma leve ou nem apresentam, obtendo recuperação completa da doença.

Os que apresentam sintomas se recuperam a fraqueza fadiga pode durar vários meses.

E aqueles que desenvolvem a doença na forma grave de 20 a 50%podem até morrer

 

Artigos Relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *