O que São Álcoois de Açúcar?

Talvez você tenha ouvido ou visto em algum lugar algo sobre álcoois de açúcar e se perguntou: o que é isso?

Quando vamos ao supermercado encontramos vários produtos descritos como “Sem Adição de Açúcar ou Sem Açúcar”. Na maioria das vezes estes produtos podem estar diretamente relacionados com os álcoois de açúcar. 

 Alcoóis de açúcar é um tipo de Adoçante de Baixa Caloria. Você pode encontrá-los em sorvetes, biscoitos, pudins, doces e gomas de mascar entre outros. Os álcoois de açúcar são provenientes de produtos vegetais. Os carboidratos presentes nestes produtos vegetais são alterados através de um processo químico.

Sugar Estes substitutos do açúcar fornecem um pouco menos calorias do que o açúcar de mesa (sacarose), principalmente porque eles não são bem absorvidos pelo nosso organismo, além disso podem até ter um pequeno efeito laxante.

  Pessoas com diabetes pensam erradamente que os alimentos rotulados como “sem açúcar” ou “sem adição de açúcar” não terá nenhum efeito sobre a sua glicose no sangue. 

 Os alimentos que contêm estes álcoois de açúcar precisam ter seu conteúdo de calorias e carboidratos contabilizados em seu plano geral de refeição e o carboidrato é o que aumenta os níveis de glicose no sangue. 

O problema acaba sendo gerado pelo fato de muitas pessoas normalmente comerem os  alimentos “sem açúcar” ou “sem adição de açúcar” em grande quantidade e com isso a glicose pode ser elevada de forma significativa.

 

 

Exemplos de álcoois de açúcar:

  • Eritritol
  • Glicerol (também conhecido como glicerina)
  • Hidrogenados de amido hidrolisado
  • Isomalte
  • Lactitol
  • Maltitol
  • Manitol
  • Sorbitol
  • Xilitol

Mesmo que sejam chamados álcoois de açúcar, eles não contêm álcool.

Vantagens Dos Álcoois De Açúcar 

Os alimentos com adoçantes de baixa caloria ou de calorias reduzidas podem ter menos calorias do que os alimentos feitos com açúcar comum (sacarose ou branco) e outros adoçantes calóricos.

Isso pode ser muito bom para quem está tentando emagrecer ou até mesmo evitar ganho de peso. Estes produtos muitas vezes têm menos carboidratos. Podem ser útil no gerenciamento dos níveis de glicose no sangue de forma cuidadosa.álcoois de açúcar 2

Adoçantes de baixas calorias são úteis em adicionar um sabor extra ou doçura ao seu alimento, com poucas ou nenhumas calorias extras.

Além disso, estes adoçantes quando utilizados em vez de açúcar são úteis para a redução de calorias e carboidratos em cafés, chás, cereais e frutas. Você pode experimentar os adoçantes de baixas calorias nas suas receitas.

Outros Benefícios Que os Álcoois de Açúcar Podem Prover Para a Sua Saúde

Alcoóis de açúcar pode ter uma série de outros efeitos benéficos que valem a pena serem destacados.

Prebiótico: álcoois de açúcar podem alimentar as bactérias amigas no intestino, tendo um efeito prebiótico como fibra alimentar.

Saúde óssea: Muitos estudos realizados em ratos demonstraram que o xilitol pode aumentar o volume ósseo e conteúdo mineral ósseo, o que pode ajudar na prevenção contra a osteoporose.

A saúde da pele: O colágeno é a principal proteína estrutural na pele e tecidos conjuntivos. Estudos em ratos demonstraram que o xilitol pode aumentar a produção de colágeno.

Desvantagens Dos Alcoóis De Açúcar 

Quando você está pensando em alimentos com adoçantes de baixa ou de calorias reduzidas, sempre verifique as informações nutricionais no rótulo do produto.

Muitos dos produtos alimentares que contenham estes tipos de adoçantes ainda tem uma quantidade significativa de carboidratos, calorias e gordura. Sempre tenha atenção em verificar o rótulo.

Compare as calorias na versão Sem Açúcar com a versão regular para verificar se você está realmente ingerindo menos calorias.

Não se esqueça de comparar o teor de gordura dos rótulos. Verificando se o produto tem gordura saturada ou gordura trans. Muitas vezes eles não deixar de conter estas gorduras.

Os álcoois de açúcar podem ter um efeito laxante ou outros sintomas gástricos em algumas pessoas, especialmente em crianças.

Algumas pessoas preferem usar a versão normal de um alimento e diminuir o tamanho da dose em vez de comprar a versão sem açúcar. Considere o preço do bem. Versões sem açúcar muitas vezes custam mais.

O Xilitol é Tóxico Para os Cães

álcoois de açúcar 3 O xilitol é bem tolerado por seres humanos, mas é altamente tóxico para os cães.

Quando os cães comem o xilitol, seus corpos pensam que ele é o açúcar e começam a produzir grandes quantidades de insulina.

Quando a insulina sobe, as células do cão começam a puxar o açúcar na corrente sanguínea.

Isso pode levar a hipoglicemia (baixa taxa de açúcar no sangue) e pode o cão a morte.

Se você possui um cão, mantenha os produtos com Xilitol fora do alcance dele, ou fora de sua casa completamente.

Isso provavelmente não se aplica a outros animais de estimação e, provavelmente, só se aplica ao Xilitol, não aos outros álcoois de açúcar.

 

 

Artigos Relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *