Stress ou Estresse, como combater?

Identifique os fatores que trazem estresse

No início temos que começar a identificar as fontes de Estresse em nossas vidas. Isto não é tão fácil quanto parece. Suas verdadeiras fontes de estresse nem sempre são óbvias e é muito fácil de ignorar seus próprios pensamentos indutores de estresse, sentimentos e comportamentos. estresse  Para identificar as verdadeiras fontes de estresse, fique de olho em seus hábitos, atitudes e desculpas:

  •  Você tenta explicar o estresse temporário (“Tenho que lidar com um milhão de coisas ao mesmo  tempo”), mesmo que você não se lembre da última vez que fez uma pausa?
  • Você define o estresse como parte integrante do seu trabalho ou da vida em casa (“As coisas são sempre loucas por aqui”) ou como uma parte de sua personalidade (“Eu tenho um monte de energia nervosa, isso é tudo”).
  •  Você põe a culpa do estresse em outras pessoas ou em eventos externos, ou vê-lo como totalmente normal e corriqueiro?

Enquanto você não aceitar a responsabilidade pelo papel que desempenha na criação ou na forma que mantém o estresse, ele vai permanecer fora do seu controle.

 

Inicie um diário de estresse

Um diário de estresse pode ajudar a identificar as fontes regulares em sua vida e a maneira como você lida com elas. Cada vez que você se sentir estressado, controle isso em seu diário. Mantenha um registro diário, você vai começar a ver os padrões e temas comuns, lembre-se de sempre anotar.

  • · O que causou o estresse? (faça uma suposição se não tiver certeza)
  • · Como você se sentiu, fisicamente e emocionalmente?
  • · Como você agiu em resposta?
  • · O que você fez para se sentir melhor?

 Como você deve lidar com o estresse?

Pense sobre as maneiras que você atualmente gerencia e como lida com o estresse em sua vida. Seu diário de estresse pode ajudá-lo a identificar as causas. Suas estratégias de enfrentamento são saudáveis ​​ou não, útil ou inútil? Infelizmente, muitas pessoas lidam com o estresse de forma que aumentam mais o problema em suas vidas.  

Quais as maneiras  mais  saudáveis para lidar  com o estresse?

 
Existem muitas maneiras saudáveis ​​para gerenciar e lidar com o estresse, mas todas elas exigem mudança. Você pode mudar a situação ou mudar a sua reação. Ao decidir qual opção escolher, é útil pensar em quatro palavras chave: evitar, alterar, adaptar ou aceitar.   Já que todos têm uma resposta única ao estresse, não há solução para administrá-lo. Nenhum método funciona para todos ou para cada situação, de forma experimental, com diferentes técnicas e estratégias. Concentre-se no que faz você sentir-se calmo e sob controle.
 

Como lidar com situações estressantes?

 

Mude a situação:

  •  Evite as  pessoas que te estressam
  •  Mude a situação com os que te estressam

Mude sua reação:

  •  Adaptar-se aos que te estressam
  •  Aceite quem te estressa

 

Estratégias para controlar o estresse

 

Evite o estresse desnecessário

Nem todo o estresse pode ser evitado, e isso não é saudável para evitar uma situação que precisa ser tratada. Você pode se surpreender, mas existem alguns fatores de estresse que você pode eliminar em sua vida.

Aprenda a dizer “não” – Conheça os seus limites e tente cumpri-los. Evite um número elevado de tarefas na qual você não poderá dar conta de todas em sua vida pessoal ou profissional, isso é uma receita infalível para o estresse.
 
Como agir com as Pessoas que te provocam? – Se alguém sempre provoca estresse em sua vida e você não pode transformar o relacionamento no intuito de melhorar, limite a quantidade de tempo que você gasta com essa pessoa ou termine o relacionamento com ela por completo.
 
Assuma o controle do seu ambiente – Se o noticiário da noite deixa você ansioso, desligue a TV. Se o grande tráfego de carros deixa você tenso, procure uma rota que demore um pouco mais, porém com menos carros.  
 
Evite temas polêmicos – Se você ficar chateado com religião ou política. Evite esses assuntos, deixe-os fora da sua lista de conversas. Se você argumentar repetidamente sobre o mesmo assunto com as mesmas pessoas, procure ver se você está causando discussão, caso esteja, pare e peça desculpas.
 
Faça uma escala de tarefas – Analise a sua agenda, veja o que são responsabilidades e tarefas diárias. Se você tem muitas, procure distinguir os “deveres” e “obrigações”. Pequenas tarefas que não são realmente necessárias devem ir para a parte inferior da lista ou serem descartadas
 

Mude a situação

 
Se você não pode evitar uma situação estressante, tente alterá-la. Descubra o que você pode fazer para mudar as coisas de modo que o problema não se apresente no futuro. Muitas vezes, trata-se de mudar a maneira de se comunicar e operar em sua vida diária.
 
Expresse seus sentimentos em vez de se fechar. Se algo ou alguém está incomodando, exponha suas preocupações de uma forma aberta e respeitosa. Se você não expressar seus sentimentos, o ressentimento vai se criar e a situação provavelmente permanecerá a mesma.
 
Esteja disposto a fazer concessões. Quando você pedir a alguém para mudar o seu comportamento, esteja disposto a fazer o mesmo. Se ambos estiverem dispostos a ceder, pelo menos um pouco, você terá uma boa chance de encontrar um meio termo feliz. ·
 
Seja mais assertivo. Não fique para trás em sua própria vida. Procure lidar com os problemas de frente, fazendo o seu melhor para antecipar e prevenir. Se você tem uma prova para estudar e na sua casa ou outro lugar que  você  esteja pessoas  não param de falar, tente conversar com elas de forma  tranquila ou então  procure um lugar mais silencioso pra você. Afinal se muitos querem rir, falar alto e forem maioria, infelizmente o ideal é a menoria ceder. 
 
Controle o seu tempo. Um tempo mal administrado pode causar uma série de stress. Quando você está com o tempo apertado tem que correr atrás e dessa forma é difícil manter o foco é a calma naquilo que esta sendo feito. Se você fizer um planejamento com antecedência e certificar-se de não sobrecarregar-se, poderá diminuir a quantidade de estresse que está sob você.    
 

Procure adaptar-se a pessoa que te estressa  

 
Se você não pode mudar a pessoa que te estressa, mude a si mesmo. Você pode adaptar-se a situações de estresse e recuperar o seu senso de controle, alterando suas expectativas e atitude.
 
Reformule os problemas. Tente visualizar situações estressantes de uma perspectiva mais positiva. Ao invés de olhar um engarrafamento com raiva, tente vê-lo como uma oportunidade de fazer uma pausa e se reagrupar, ouvir a sua estação de rádio favorita, ou desfrutar de algum tempo sozinho.    
 
Tome perspectiva da situação estressante. Pergunte-se o quão importante será em longo prazo. Será que isso importa em um mês? Um ano? É, realmente, vale a pena ficar chateado com isso? Se a resposta for não, concentre o seu tempo e energia em outro lugar.
 
Não cobre tanta perfeição de si mesmo. Perfeccionismo é uma grande fonte de estresse evitável. Defina alguns padrões razoáveis ​​para si e para os outros, e aprenda a ficar bem com o “bom e o suficiente”.
 
Concentre-se no lado positivo das coisas. Quando o estresse te deixar para baixo para, separe um momento para refletir sobre todas as coisas que você aprecia em sua vida, incluindo suas próprias qualidades e dons positivos. Esta estratégia simples e pode ajudá-lo a manter as coisas em boa perspectiva.  
 

Ajuste sua atitude

 
Como você acha que pode ter um efeito profundo sobre o seu bem-estar emocional e físico. Cada vez que um pensamento negativo aparece sobre si mesmo, seu corpo reage como se fosse ao meio de uma situação cheia de tensão.   Se você vê as coisas boas sobre si mesmo, que são mais propensos a se sentir bem; o inverso também acontece . Elimine palavras como “sempre”, “nunca” e “deveria”. Estas são marcas indicativas de pensamentos autodestrutivos.

 

Aceite as coisas que você não pode mudar

 
Algumas fontes de estresse são inevitáveis. Você não pode impedir ou alterar estressores como a morte de um ente querido, uma doença grave, ou uma recessão nacional. Nesses casos, a melhor maneira de lidar com o estresse é aceitar as coisas como elas são.   A aceitação pode ser difícil, mas, em longo prazo, é mais fácil do que protestando contra uma situação que você não pode mudar.
 
Não tente controlar o incontrolável. Muitas coisas na vida estão além do nosso controle, particularmente o comportamento de outras pessoas. Ao invés de forçar para fora sobre eles, se concentrar nas coisas que você pode controlar como a maneira que você escolhe sobre como reagir aos problemas.  
 
Olhe para o lado positivo. Como diz o ditado, “O que não nos mata torna-nos mais fortes.” Ao enfrentar grandes desafios, tente olhar para eles como oportunidades de crescimento pessoal. Se suas próprias escolhas pobres contribuíram para uma situação estressante, reflita sobre elas e aprenda com seus erros.
 
Compartilhe seus sentimentos. Fale com um cara amigo de confiança para enfrentar ou marcar uma consulta com um terapeuta. O simples ato de expressar o que você está passando pode ser uma forma de ficar aliviado, mesmo se não há nada que você pode fazer para alterar a situação estressante. A abertura não é um sinal de fraqueza e não vai fazer de você um fardo para os outros. Na verdade, a maioria dos amigos ficará feliz e vão tentar de tudo para te ajudar , isso demonstra que você confia neles o suficiente para se abrir e isso só vai reforçar o seu vínculo.  

 

Aprenda a perdoar.  

 
Aceite o fato de que vivemos em um mundo imperfeito e que as pessoas cometem erros. Deixe de lado a raiva e ressentimentos. Livre-se das energias negativas pelo ato de perdoar e siga em frente.

 

Arranje tempo para se divertir e relaxar

saude-exercicio-prazer-diversao
 
Além de uma abordagem tomada de carga e uma atitude positiva, você pode reduzir o estresse em sua vida, alimentando-se. Se você separar de forma regular um tempo para diversão e relaxamento, vai estar em um lugar melhor para lidar com os estressores da vida.

 

Maneiras saudáveis ​​para relaxar e recarregar as energias

  • Faça uma caminhada.
  • Passe algum tempo na natureza.
  • Chame um bom amigo.
  • Suar tensão com um bom treino de academia.
  • Escreva em seu diário.
  • Tome um longo banho.
  • Acenda velas perfumadas.    
  • Saboreie uma xícara de chá.
  • Brinque com um animal de estimação.
  • Trabalhe em seu jardim.
  • Receba uma massagem.
  • Leia um bom livro.
  • Ouça uma boa música.
  • Assista a uma comédia.  

Não fique tão preso nas dificuldades e rotinas da vida para que não se esqueça de cuidar de suas próprias necessidades.   ·

Separe um tempo de relaxamento. 

Inclua descanso e relaxamento em sua programação diária. Não permita que outras obrigações venham interferir. Este é o seu tempo para fazer uma pausa de todas as responsabilidades e recarregar as baterias.   

Conecte-se com outros. 

Gaste tempo com pessoas positivas que melhoram a sua vida. Um forte sistema de apoio irá amortecê-lo dos efeitos negativos do estresse.

Faça algo que você gosta de todos os dias. 

Arranje tempo para atividades de lazer que lhe trazem alegria, seja observação de estrelas, tocar piano, ou trabalhando em sua bicicleta.

Mantenha seu senso de humor. 

Isso inclui a capacidade de rir de si mesmo. O ato de rir ajuda o corpo a combater o estresse em um número de maneiras

Adote um estilo de vida saudável.  

Você pode aumentar sua resistência ao stress, através do reforço da sua saúde física.

Exercite-se regularmente . 

atividade física desempenha um papel fundamental na redução e prevenção dos efeitos do estresse. Arranje tempo para pelo menos 30 minutos de exercício, três vezes por semana. Nada supera o exercício aeróbico para liberar o estresse e tensão reprimida.

Coma uma dieta saudável.comer saudavel 

corpos bem nutridos são mais bem preparados para lidar com o estresse, tenha conciencia do que você come. Comece o seu dia com o café bem balanceado, isso irá manter sua energia e sua mente clara e equilibrada, faça refeições nutritivas ao longo do dia.

Reduza a cafeína e o açúcar. 

os “altos” níveis de cafeína e açúcar temporários podem produzir um transtorno no humor e na energia. Ao reduzir a quantidade de café, refrigerantes, chocolates e lanches açucarados em sua dieta, você vai se sentir mais relaxado e vai dormir melhor.

Evite bebidas alcoólicas, cigarros e drogas. 

automedicação com álcool ou drogas pode fornecer uma fuga fácil de estresse, mas o alívio é apenas temporário. Não tente evitar ou mascarar o assunto em questão; lidar com os problemas de frente e com uma mente clara é sempre a melhor opção. 

Durma o suficiente. 

Sono é o combustível adequado para a sua mente, bem como o seu corpo. Sentindo-se cansado vai aumentar o seu estresse, pois pode causar-lhe pensamentos de forma irracional.

Artigos Relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *