Diferença Entre Diet, Light e Zero

Hoje em dia quando vamos ao mercado, o que mais vemos nas prateleiras são os produtos Diet, Light. Para complicar mais a nossa vida apareceu mais um, o Zero. E agora! São tantas classificações que já não sabemos mais qual produto devemos comprar.

Então vamos lá! Continue lendo que você vai aprender a separar cada um deles.

O Que São Produtos Diet?

diet light zeroTodos os alimentos são compostos por nutrientes e os mais presentes são: açúcar, sódio, carboidratos, gorduras, lactose, entre outros. Cada um desses nutrientes contém certo número de calorias.

Então podemos dizer que alimentos Diet são aquele que não tem algum desses nutrientes, o nutriente é totalmente retirado da composição do produto ou o produto apresenta um pequeno valor de 0,5% de um nutriente, claro que tudo em relação ao produto tradicional.

Estes tipos de alimentos são recomendados para pessoas que tem algum problema e estão restritos de algum nutriente. O uso desses alimentos não é indicado para quem quer reduzir o peso. 
  

Exemplo:

Diabéticos devem usar os alimentos Diet em que o Açúcar foi retirado.  

Hipertensos (Quem Tem Pressão Alta) devem usar os alimentos Diet em que o Sódio foi retirado. 

Cuidado Com os Produtos Diet

Os produtos Diet tem um problema, embora um tipo de nutriente  tenha sido retirado ou reduzido em 0,5% ele pode conter a mesma quantidade de calorias ou até um número mais elevado. Além disso, ainda pode ter outro nutriente como valor alterado.

Exemplo:

O chocolate Diet não tem açúcar, aí você que está tentando emagrecer fica logo feliz e pensa que pode comer chocolate diet tranquilamente. Mas não pode, pois a ausência de açúcar no chocolate diet só servirá para os diabéticos, para emagrecer não serve. Para o chocolate diet não ficar com um gosto ruim os fabricantes aumentam a quantidade de Gordura. E pra você que quer emagrecer não serve. Temos que ficar atento aos rótulos nutricionais.

O Que São Produtos Light

São aqueles que têm uma redução de no mínimo 25% das calorias totais em ralação ao produto tradicional. Também são considerados light os produtos que tem uma redução de no mínimo 25% em algum tipo de nutriente tipo:

  • Gordura,
  • açúcar,
  • colesterol,
  • sódio e outros

Cuidado Com os Produtos Light

Como explicamos acima os produtos light tem uma redução de 25% no total de calorias ou em algum nutriente em relação ao produto tradicional. São os alimentos mais aconselhados para as pessoas que querem emagrecer. No entanto, devem ser consumidos sem exageros para atingir o efeito desejado.
Existem alguns fabricantes tentando quebrar essas regras que foram determinadas pela ANVISA.

Umas das coisas que os fabricantes vêm fazendo é falar que reduziu a quantidade de calorias, mas simplesmente não reduzem nada .Um exemplo é a maionese muito conhecida pela marca “Hellmans” que tem a versão tradicional e a light, se você ler o rótulo dos dois tipos de maionese vai ver que não teve redução de 25% coisa nenhuma.

diet light zero 4Para um melhor esclarecimento, entramos em contato com a Empresa e ela disse que a redução está relacionada a maionese Hellmans Nova York , ou seja, tentaram nos enganar, pois a versão Nova York não é tradicional e a ANVISA determina que seja em relação a versão tradicional do produto e a Nova York ainda é mais gordurosa que a tradicional.

Outra forma que os fabricantes encontraram para nos enganar é aumentar a quantidade de algum nutriente na forma tradicional e fazer a versão “light” do produto reduzindo o mesmo nutriente que aumentou.

Um exemplo é o achocolatado “tradicional” com a quantidade elevada de açúcar. O fabricante cria a versão light que nada mais é do que o produto tradicional antigo com a quantidade de açúcar normal como era antes.

Quem consome o “Novo Tradicional Adulterado” acaba sendo prejudicado consumindo mais açúcar e o light passa a ser o antigo tradicional. 

O Que São Produtos Zero

São os produtos em que algum nutriente é totalmente retirado. Compliquei a sua mente agora? Bate aquela interrogação!

”Essa não seria a definição do produto Diet?” Sim, mas a diferença entre o Diet e o Zero que além de retirar totalmente um tipo de nutriente, as calorias são como o próprio nome diz “Zero” ou elas são bem diet light zero 2reduzidas comparadas aos produtos tradicionais.

O consumo dos produtos Zero deve ser feito por indicação dos Médicos e/ou Nutricionistas, pois mesmo que traga no rótulo a informação “Zero Calorias”, isso não significa que ele tenha redução de gorduras e sais minerais, apenas houve a troca ou substituição dos açucares por produtos não calóricos.

Alimentos sólidos deste tipo devem possuir, no máximo, 40 calorias em 100 gramas. Já os  alimentos líquidos devem possuir, no máximo, 20 calorias por 100 mililitros.

Fique Atento Nos Produtos Que Consome

Procure sempre ler os rótulos dos produtos e sempre compare os Diet, Light e Zero com os tradicionais.

 Estamos cansados de saber que no mundo a concorrência entre empresas sempre existiu e sempre existirá. A indústria alimentícia está aí para vender, às vezes até ocultam a verdade, como lemos acima, para nos enganar e vender mais e mais. Se não ficarmos de olho, prestando a atenção no que estamos lavando para as nossas casas, teremos consequências no nosso bolso e principalmente na nossa saúde.

 

Artigos Relacionados:

1 comentário

  1. Ricardo Amaral

    Excelente artigo, muito esclarecedor, uma sugestão que deixo é que vocês façam vídeos no youtube sobre os diversos assuntos abordados no blog.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *