O Que a Diabetes Gestacional Pode Causar no Bebê ?

Muito se ouve falar em diabetes gestacional com relação aos cuidados que a mãe deve ter. Mas você sabe o que a diabetes gestacional pode causar no bebê? 

A diabetes gestacional aparece no final da gravidez, logo após o corpo do bebê estar completamente formado. Por esse motivo ela não consegue causar má-formação congênita conforme ocorre com os bebês cujas mães já estavam com diabetes antes da gestação.

o que a diabetes gestacional pode causar no bebê

Podemos observar outro fator que pode afetar seu bebê. Conforme acontece na gestação, os hormônios da placenta causam um bloqueio impedindo as células de receber glicose. Com isso a glicose se eleva e o pâncreas da mãe acaba tendo que produzir mais insulina para que a glicose presente no corpo seja consumida.

A insulina não consegue passar pela placenta, mas a glicose e outros nutrientes conseguem.  O bebê acaba ficando com glicose adicional que veio da mãe recebendo energia sem usar e o que a diabetes gestacional pode causar no bebêengordando cada vez mais e obrigando o pâncreas dele a produzir insulina extra.

Além dos Problemas Citados Acima, O Que a Diabetes Gestacional Pode Causar no Bebê?

  • Macrossomia (bebê obeso) que poderá trazer danos aos ombros dos bebês (quando passar pelo canal vaginal terá dificuldade devida aos ombros largos),
  • Hipoglicemia (glicose ou açúcar no sangue baixo devido a alta produção de insulina pelo pâncreas do bebê),
  • Problemas respiratórios,
  • Risco de obesidade e
  • Quando adultos poderão contrair diabetes tipo 2.

Artigos Relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *