Azia é uma dor ardente no peito, logo atrás do osso esterno. A dor é muitas vezes pior depois de comer, à noite, ou ao deitar-se ou curvar-se. As vezes dá ate’uma sensação de amargo na boca.
Azia ocasional pode ser comum, e não é motivo de alarme. A maioria das pessoas pode controlar o desconforto da azia por conta própria com mudanças no estilo de vida e medicamentos básicos sem receita médica.
Se a azia é mais frequente ou interfere na sua rotina diária pode ser um sintoma de uma condição mais grave que requer cuidados médicos.
Como Ocorre a Azia?
A azia ocorre quando o ácido do estômago volta para o esôfago, que é o tubo que transporta os alimentos da boca para o estômago.
Normalmente, quando a comida é ingerida, uma faixa de músculo ao redor da parte inferior do esôfago (esfíncter esofágico inferior) relaxa para permitir que a comida e o líquido fluam para dentro do estômago. Então o músculo se contrai novamente fechando a passagem.
Se o esfíncter esofágico inferior não estiver funcionando como deveria, o ácido do estômago pode retornar ao esôfago (refluxo ácido) e causar azia. O retorno de ácido pode ser pior quando você está curvado ou deitado.
Fatores de Risco
Certos alimentos e bebidas podem desencadear azia em algumas pessoas, tais como:
-
Alimentos picantes
-
Cebolas
-
Produtos cítricos
-
Produtos de tomate, como ketchup
-
Alimentos gordurosos ou fritos
-
Hortelã-pimenta
-
Chocolate
-
Álcool,
-
Bebidas carbonatadas,
-
Café ou outras bebidas com cafeína
-
Refeições grandes ou gordurosas
-
Estar acima do peso ou grávida também pode aumentar o risco de azia.
-
Complicações
Doença do Refluxo
Quando a azia ocorre com frequência e interfere na sua rotina, ela é considerada doença do refluxo gastroesofágico (DRGE). O tratamento da DRGE pode exigir medicamentos prescritos e, ocasionalmente, cirurgia ou outros procedimentos. A DRGE pode danificar seriamente o esôfago ou levar a alterações pré-cancerosas no esôfago chamadas de esôfago de Barrett.
O que pode ajudar no tratamento da azia?
Coma refeições menores. Espere pelo menos 2 horas para se deitar. Não fume! Tome um antiácido. Se você tiver azia com frequência ou se os antiácidos não ajudarem, ligue para o seu médico.
Quanto Tempo Dura a Azia?
Pode variar. Para algumas pessoas, pode durar apenas alguns minutos. Às vezes pode durar várias horas.
A azia acontece cerca de uma vez por semana para até 20% dos americanos e é comum em mulheres grávidas.
Causas de azia e fatores de risco
Os sintomas de azia podem começar por causa de um problema com uma válvula muscular chamada esfíncter esofágico inferior (LES). Ele está localizado onde o esôfago encontra o estômago, abaixo da caixa torácica e ligeiramente à esquerda do centro.
Normalmente, com a ajuda da gravidade, o LES mantém o ácido estomacal exatamente onde deveria estar – no estômago. Quando está funcionando bem, o LES se abre para permitir que a comida entre no estômago ou para permitir que você arrote, depois fecha novamente. Mas se o LES abre com muita frequência ou não fecha com força suficiente, o ácido do estômago pode penetrar no esôfago e causar uma sensação de queimação.
Se o seu LES não apertar como deveria, geralmente há duas coisas que contribuem para o problema. Um deles é comer demais, o que coloca muita comida no estômago. Outra é muita pressão no estômago, muitas vezes devido à obesidade, gravidez ou constipação.
Certos alimentos podem relaxar seu LES ou aumentar o ácido estomacal, incluindo:
- Tomates
- Frutas cítricas
- Alho e cebola
- Chocolate
- Café ou produtos cafeinados
- Álcool
- Hortelã-pimenta
Refeições ricas em gorduras e óleos (animais ou vegetais) geralmente levam à azia, assim como certos medicamentos. Estresse e falta de sono podem aumentar a quantidade de ácido que seu estômago produz e podem causar azia.
Se você estiver grávida, o hormônio progesterona pode relaxar o LES e causar azia. Fumar também relaxa o LES e aumenta o ácido estomacal.
Diagnóstico de azia
Se a azia persistir por muito tempo, pode ser um sinal de uma condição mais grave conhecida como doença do refluxo gastroesofágico (DRGE). Seu médico pode saber se a DRGE é a causa de sua azia a partir de seus sintomas. Mas para dizer o quão sério é, eles podem fazer vários testes, incluindo:
Raio-X:
Você beberá uma solução chamada suspensão de bário que reveste o revestimento do trato gastrointestinal superior (gastrointestinal) – esôfago, estômago e intestino delgado superior. Este revestimento permite que os médicos vejam defeitos que podem significar um problema em seu sistema digestivo.
Endoscopia:
Uma pequena câmera em um tubo flexível é colocada na garganta para dar uma visão do trato GI superior.
Teste ambulatorial de sonda de ácido (monitoramento de pH esofágico): Às vezes, seu médico pode recomendar um estudo de sonda de pH esofágico de 24 horas, especialmente se você tiver sintomas incomuns, como dor na garganta ou no peito ou abdominal, tosse ou sintomas semelhantes à asma.
Um monitor de ácido é colocado em seu esôfago e conectado a um pequeno computador que você pode usar em um cinto ou alça de ombro. Ele mede quando o ácido do estômago volta para o esôfago e por quanto tempo. Uma técnica mais nova chamada Bravo mede até 48 horas de ácido; é feito usando sensores de pH sem fio, o que elimina a necessidade de inserção de tubo.
Teste de Motilidade Esofágica (Manometria Esofágica):
Um cateter é colocado no esôfago e mede a pressão e o movimento.
Eletrocardiograma (ECG):
Para ver se seu coração é a causa de seus sintomas, você pode fazer um ECG, um registro da atividade elétrica do coração.
Tratamento para Azia
Normalmente, você pode tratar a azia com medicamentos de venda livre, usando:
Antiácidos
Esses medicamentos diminuem o ácido no estômago para aliviar a dor da azia. Às vezes, eles também podem ajudar com dores de estômago, indigestão e gases.
Bloqueadores de ácido e inibidores da bomba de prótons
Esses medicamentos diminuem a quantidade de ácido que seu estômago produz. Eles também podem acalmar os sintomas de indigestão ácida.
Se os medicamentos OTC não funcionarem para você, você não médico pode dar-lhe uma versão de prescrição desses tipos de medicamentos.
Complicações da azia
Azia ocasional não é perigosa. Mas a DRGE às vezes pode levar a problemas sérios, como:
-
Uma tosse de longa duração
-
Laringite
-
Inflamação ou úlceras do esôfago
-
Problemas para engolir por causa de um esôfago estreito
-
Esôfago de Barrett, uma condição que pode aumentar a probabilidade de ter câncer de esôfago
Prevenção de azia
Siga estas dicas para ajudar a prevenir a azia:
-
Mantenha um peso saudável.
-
Evite alimentos e bebidas que pioram os sintomas.
-
Use roupas largas na cintura.
-
Coma refeições menores e tente não comer demais.
-
Não fume.
-
Evite a constipação.
-
Durma o suficiente e minimize o estresse.
-
Espere 3 horas depois de comer antes de se deitar.
-
Eleve a cabeceira da cama de 6 a 8 polegadas.
Artigos Relacionados:
- O que é H Pylori? | Sintomas | Tratamentos
- Alimentos Funcionais: O que São e Como Podem Beneficiar sua Saúde
- Água Boricada Para Que Serve? Quais os Riscos?
- Alimentos de Calorias Negativas Existem?
- Água Com Limão em Jejum Faz Mal Para o Estômago?