A Diferença entre o Tumor maligno e benigno pode ser uma questão que assombra muitas pessoas, enquanto esperam a visita de um médico, uma verificação ou o resultado de uma biópsia. Como esses dois termos são definidos? Como eles são semelhantes, e quais são as diferenças entre eles?
Definições de Tumor Maligno e Benigno
O termo benigno é usado para descrever tanto as situações médicas, quanto tumores. Geralmente, refere-se a um processo que não é particularmente perigoso. Por exemplo, um aumento benigno da pressão arterial, seria um aumento que não é perigoso.
Um sopro no coração benigno (também chamado de sopro cardíaco inocente) seria um sopro no coração que, provavelmente se obtém poucos problemas em termos de doença ou de risco potencial para a morte .
Um tumor benigno ou massa é aquele que pode ser um incômodo, mas não costuma resultar em morte. Miomas uterinos são tumores benignos e comuns, frequentemente encontrados em mulheres que estão na perimenopausa (fim da vida reprodutiva feminina). Eles crescem localmente e não têm a capacidade de se espalhar para outras regiões do corpo.
O termo maligno é muitas vezes usado como sinônimo da palavra “perigosa” na medicina. Embora normalmente se refira a um tumor canceroso, ela pode ser usada para descrever outras condições médicas.
Por exemplo, hipertensão maligna (pressão arterial maligna) refere-se à pressão do sangue que é perigosamente alta. Tumores malignos (tumores cancerosos) são aqueles que têm a capacidade de se espalhar para outras regiões do corpo, quer localmente, através da corrente sanguínea, ou através o sistema linfático.
Tumor Maligno e Benigno São Parecidos ?
Algumas semelhanças podem ser observadas:
• Ambos podem crescer bastante. O tamanho não tem diferença entre estes tipos de tumores. De fato, os de ovário classificados como benignos podem ter um grande peso e mesmo assim podem ser removidos.
• Ambos podem ser perigosos às vezes. Embora tumores benignos tendem a ser só um incômodo, eles podem, em alguns casos, ser fatal. Um exemplo são os tumores cerebrais benignos .
Quando eles crescem no espaço fechado do cérebro, podem exercer pressão na cabeça e destruir outras estruturas do cérebro, resultando em paralisia, problemas de fala, convulsões e até a morte. Alguns tumores benignos, como o feocromocitoma, secretam hormônios que podem causar os sintomas de risco de morte também.
• Ambos podem aparecer novamente . Após a cirurgia caso sejam deixados alguns resquícios de células, tanto o tumor maligno e benigno podem reaparecer mais tarde perto da região do tumor original.
Diferenças Entre Tumor Maligno e Benigno
Taxa de crescimento
Em geral, os tumores malignos crescem muito mais rápido do que os tumores benignos, mas há exceções. Alguns tumores malignos (cancerosos) crescem muito lentamente e alguns tumores benignos crescem rapidamente.
Capacidade de metástase
Os tumores benignos se expandem localmente em só uma área do corpo. Tumores malignos podem se espalhar (metástase) para outras partes do corpo por meio da corrente sanguínea e canais linfáticos.
Sítio de recorrência
Embora os tumores benignos possam reaparecer no local, isto é, perto do local do tumor original. Tumores malignos podem reaparecer em locais distantes, tais como o cérebro, pulmões, ossos e fígado.
“Viscosidade”
As células em tumores benignos fabricam produtos químicos (moléculas de adesão). Isso faz com que fiquem juntas e não se espalhem. Já as Células tumorais malignas não produzem essas moléculas e podem se romper e “flutuar” se desprendendo para outras regiões do corpo..
Invasão Tissue
Em geral, os tumores malignos tendem a invadir tecidos próximos .Enquanto que os tumores benignos não (embora possam crescer e causar grandes danos aos órgãos que estão próximos, criando pressão sobre eles).
Uma maneira muito simples de pensar sobre isso é imaginar um tumor benigno como tendo uma parede de limitação (literalmente, uma bainha fibrosa que envolve o tumor). Este limite permite que o tumor venha a se expandir e empurrar (deslocar) os tecidos próximos, mas não permite que o tumor penetre nos tecidos próximos.
Por outro lado, imaginar o câncer como tendo “dedos” ou “tentáculos” que podem chegar para os tecidos próximos. Na verdade, o câncer palavra latina deriva da palavra caranguejo, usado para descrever o crablike ou fingerlike, projeções de tumores cancerígenos.
Aparência Celular
Sob um microscópio, as células que são benignas muitas vezes parecem muito diferentes daqueles que são malignos. Uma destas diferenças é que o núcleo da célula cancerosa é geralmente maior e aparece mais escura, devido a uma grande quantidade de ADN.
Tumor Maligno e Benigno Tem Tratamento?
Tumores benignos geralmente podem ser removidos apenas com cirurgia. Os tumores cancerígenos (malignos), muitas vezes, necessitam de quimioterapia e Radioterapia. Estes tratamentos adicionais são necessários para tentar chegar a células cancerosas que se espalharam para além da região do tumor ou são deixados para trás após a cirurgia de remoção de um tumor .
Probabilidade de Reincidência
Tumores benignos raramente ocorrem após a cirurgia, enquanto que os tumores malignos se repetem muito mais comumente. A cirurgia para remover um tumor maligno é mais difícil do que a cirurgia de um tumor benigno. Usando a analogia fingerlike acima, é muito mais fácil de remover um tumor que tem um limite fibroso claro do que um tumor que tenha penetrado nas proximidades dos tecidos com estas projeções semelhantes a dedos. Se as células são deixadas ao longo destes dedos, o tumor tem mais chances de voltar.
Efeitos sistêmicos
Os tumores malignos são mais propensos a ter corpo sistêmico, ou total, os efeitos do que os tumores benignos. Devido à natureza destes tumores, sintomas tais como fadiga e perda de pé são comuns. Vários tipos de tumores malignos também secretam substâncias que causam efeitos sobre o corpo para além das causadas pelo tumor original.
Um exemplo desta situação é o síndrome paraneoplástico causada por alguns tipos de cancro, o que resulta em uma grande variedade de sintomas físicos dehipercalcemia (uma elevação do cálcio no sangue) para a síndrome de Cushing (que por sua vez provoca sintomas tais como arredondamento da face, estrias e os ossos enfraquecidos).
Número de mortos
tumores benignos causam cerca de 13.000 mortes por ano nos Estados Unidos. O número de mortes que podem ser responsabilizados por tumores malignos (cancerosos) é mais 575000.
Áreas de Confusão
Há momentos em que é difícil saber se um tumor é benigno ou maligno. Isso pode ser muito confuso e assustador, se é você que está vivendo com um deles. Os médicos muitas vezes fazem a distinção entre tumores cancerosos e não cancerosos sob o microscópio, as diferenças podem ser muito sutis. Às vezes, os médicos têm de utilizar outras pistas, tais como:
- onde o tumor está localizado,
- sua taxa de crescimento, e
- outros exames, para tentar fazer a distinção.
Além disso, alguns tumores benignos podem tornar-se tumores malignos ao longo do tempo. Outros benignos raramente se tornam malignos, enquanto outros tumores benignos frequentemente transformam-se em tumores malignos. Um exemplo disto épolpys adenomatosos (adenomas) no cólon. Por si só, estes são benignos e não são perigosos, mas com o tempo podem se transformar em um câncer de cólon.
A remoção de adenomas, a fim de reduzir o risco de desenvolvimento de cancro do cólon (adenocarcinoma) está por trás da recomendação de que as pessoas com idade superior a 50 anos têm fazer um exame de colonoscopia .
Outra área de confusão é que, com frequência, as células normais, as células pré-cancerosas e as células cancerosas podem coexistir no mesmo tumor.
Dependendo de onde a biópsia é feita, não pode pegar uma amostra representativa de todo o tumor; por exemplo, só podem pegar uma área de células pré-cancerosas de um tumor e dessa forma pode ser dado um diagnóstico não totalmente correto, pois podem existir células cancerosas que não foram vistas.
Tumor Maligno e Benigno Podem Ser Chamados por Outros Termos
• Tumor: Um tumor refere-se a um crescimento que pode ser benigno ou maligno. É essencialmente, um crescimento de tecido que não tem nenhuma finalidade útil para o corpo, e em vez disso pode ser prejudicial.
• Massa: A massa também pode ser benigna ou maligna. Termo usado para descrever um crescimento que é maior ou igual a 3 cm (1 ½ polegadas) de diâmetro.
• Nódulo: Um nódulo pode também ser benigno ou maligno. Geralmente este termo é usado para descrever tumores menores ou iguais a 3 cm (1 ½ polegada) de diâmetro.
• Neoplasia: traduzido literalmente como “novo tecido”, o termo “neoplasia ”é geralmente usada como sinônimo de tumor, e esses tumores podem ser benignos ou malignos”“.
Artigos Relacionados:
- Diferença Entre Diet, Light e Zero
- A Conexão entre Saúde Mental e Bem-Estar Físico
- Carne Vermelha Causa Câncer? Existe Uma Relação Entre Eles?
- Anabolismo e Catabolismo, Você Sabe Como Diferenciar?
- Qual o Melhor Adoçante Para Emagrecer?
Link permanente
Estou com medo fiz uns exames de umas pintas e deu maligno o q fazet
Link permanente
Se o resultado foi maligno, agora procure um médico Dermatologista para que ele possa te orientar no que você vai fazer para tratar essas pintas.
Link permanente
Bom dia!
Minha mãe fez uma tomografia e nela constou grande probabilidade de neoplasia maligna por ter tido um crescimento muito rápido isso já comprova um câncer ou precisa de uma biopsia?
Link permanente
Minha amiga fez dois exames, acusou um mioma, e um hemato.. Não sei o que cavernoso, ambos são benignos, eles podem coexistir ou já seria um caso de metastase????, ainda não foi ao medico mas irá amanha.
Link permanente
Fiz RM na cabeça há 10 meses e nada apareceu de irregular. Fiz agora e nota-se um nódulo de 1,3×1,3×1,0 cm, junto ao crânio, frise-se, internamente. Não atingiu o encéfalo. O médico oncologista disse para não me preocupar e não solicitou nenhum outro exame. Está correto ? Tenho minhas dúvidas.