Açúcar Refinado Faz Mal a Saúde?

 Provavelmente você já deve ter ouvido falar na palavra refinado várias vezes. Sabe o que significa este Processo? Se não sabe aí vai a definição segundo nosso Dicionário Aurélio:

  • 1 – Separar de uma substância as matérias estranhas que lhe alteram a pureza.
  • 2 – Apurar; atilar.
  • 3 – Levar até ao requinte.
  • 4 – Tornar-se mais puro.
  • 5 – Tornar-se mais intenso, mais forte, mais acerbo; esmerar-se; requintar-se.

 

Como neste artigo estamos querendo saber se o açúcar refinado faz mal, devemos nos ater a definição numero 1

Separar de uma substância as matérias estranhas que lhe alteram a pureza.

Pois ela é a que mais se encaixa sobre o que nós  estamos falando.

Ao trazermos esta realidade para o açúcar vemos que com a refinação o mesmo tem a pureza alterada. Daí já podemos perceber que algo vai dando errado.

Como o Açúcar Refinado Faz Mal ao Nosso Organismo?

Hoje em dia está na moda falar sobre vício em doces. Algumas pessoas gostariam que eu chamasse o açúcar de uma droga ao invés de um alimento. Prefiro chamá-lo de alimento que pode ter efeitos druglike ( Droga Gostosa) em alguns indivíduos.

Dependência de açúcar não parece diferente da dependência de alimentos em geral. Mas Convenhamos certamente que o açúcar é uma poderosa fonte de prazer.

Agora vamos citar alguns problemas de saúde que o açúcar pode  trazer:

O Açúcar do Refrigerante pode Diminuir o Seu Tempo de Vida

Você provavelmente sabe que uma barra de chocolate ou uma lata de refrigerante não são exatamente saudáveis. No entanto mas pode não estar ciente de como exatamente seu teor de açúcar está afetando seu corpo.

E enquanto um tratamento de vez em quando é perfeitamente OK, o consumo diário tem mostrado resultados de saúde negativos bastante significativos. Um estudo da Universidade da Califórnia, em San Francisco, descobriu que beber 20 ml de refrigerante diariamente equivalia a 4,6 anos de envelhecimento celular, o mesmo que fumar cigarros. Esse envelhecimento celular já foi relacionado a uma vida humana mais curta. 

O Açúcar Aumenta Sua Insulina

Um dos efeitos imediatos do excesso de açúcar é a liberação de mais insulina, hormônio que regula o açúcar no sangue e como citado acima o refrigerante é um dos piores. Açúcares em bebidas são absorvidos muito rapidamente, o que resulta em aumentos rápidos de glicose no sangue e insulina.

Com o tempo, isso pode levar à resistência à insulina (na qual o corpo precisa de mais e mais insulina para ser eficaz) e colocar um indivíduo em um caminho para a saúde metabólica adversa. Açúcares naturais, como o da fruta, não têm o mesmos efeitos negativos, porque eles estão emparelhados com fibra, o que ajuda a retardar a absorção.

O Açúcar Coloca Você em Risco de Diabetes

Se você tem algum dos sinais claros de que tem açúcar elevado no sangue , você pode estar no caminho para o diabetes. A resistência à insulina exige que o pâncreas produza mais insulina, já que os tecidos não são tão sensíveis a ela.

Com o tempo, o pâncreas se torna fatigado pelo excesso de produção e fica incapaz de secretar insulina adequada. Quando isso ocorre, o diabetes tipo 2 pode se desenvolver.

O Açúcar Faz Você Ganhar Peso

Seu corpo precisa de um pouco de açúcar para energia, mas o resto é armazenado como gordura. Não é chocante, a relação do açúcar ao ganho de peso afeta sua saúde. Em uma série de estudos , os açúcares adicionados têm sido associados com ganho de peso e obesidade, o que, por sua vez, leva ao aumento do risco de diabetes tipo 2.

Por que isso acontece é complicado, mas pode ter a ver com inflamação de baixo grau causada pela obesidade, bem como resistência à insulina. Além disso, “o consumo de [açúcar adicionado] também tem sido associado ao aumento da circunferência da cintura (também conhecido como gordura da barriga), um fator de risco independente para doenças cardíacas. Não podemos esquecer que  as bebidas açucaradas preparam o corpo para armazenar mais gordura .

 O Açúcar Refinado Faz Mal a  Sua Pressão Arterial

Veja como ter seu dia mais saudável para o coração : Corte o açúcar. Estudos mostraram que está ligado ao colesterol elevado e morte por doença cardíaca. Alta ingestão de açúcares tem sido associada a um aumento de um tipo de lipídios no sangue chamado de lipoproteína de densidade muito baixa (VLDL), que tem sido associado com risco de doença cardiovascular.

O açúcar também pode diminuir o HDL, o “bom” colesterol que protege contra problemas cardíacos. Além disso, prepare-se para a pressão alta. A resistência à insulina pode causar hipertensão por seus efeitos no rim, na estrutura e função das artérias e, possivelmente, em centros no cérebro que contribuem para o controle da pressão arterial.

O Açúcar Pode Deixar Você Com Mais Fome

Porque você não está recebendo nenhum nutriente real quando você come açúcar, você ainda pode sentir fome. Um estudo australiano descobriu que a maior ingestão de açúcar refinado estava associada à incapacidade de perceber que você está satisfeito.

Além disso, com bebidas doces, “calorias de açúcar na forma líquida não são pensadas para ser saciantes, e as pessoas não são capazes de contabilizar totalmente as calorias que foram consumidas na forma líquida com uma redução compensatória de calorias nas refeições subseqüentes. Então, você pode acabar comendo mais calorias em geral. 

O Açúcar Faz Seu Cérebro Sofrer

A pesquisa está acumulando que o refrigerante é ruim para o cérebro , assim como outros açúcares adicionados. Um estudo com animais da Universidade do Estado do Oregon descobriu que uma dieta rica em açúcar levou a deficiências cognitivas, incluindo problemas de memória.

E um estudo do Reino Unido descobriu recentemente o “ponto de inflexão” em que o açúcar no sangue afeta negativamente a progressão da doença de Alzheimer. “O excesso de açúcar é bem conhecido por ser ruim para nós quando se trata de diabetes e obesidade. Mas esta ligação potencial com a doença de Alzheimer é mais um motivo para estarmos controlando nossa ingestão de açúcar em nossas dietas.

Embora não seja conclusivamente provado ser viciante, o açúcar parece ter esse efeito no cérebro. Alimentos densos em energia e com sabor doce podem levar ao reforço do consumo desses alimentos em uma parte do cérebro chamada sistema límbico.

Em essência, estamos treinando nossos cérebros para gostar e querer esses alimentos saborosos, e isso pode levar ao aumento do consumo. O açúcar pode estimular os centros de prazer do seu cérebro, da mesma forma que as drogas . 

O Açúcar Pode Levar a Doença Hepática Gordurosa

O alto consumo de açúcar é uma das maneiras que você está magoando secretamente seu fígado . “Frutose é metabolizada no fígado, e consumir muito pode levar à produção de gordura no fígado, que é outro caminho para a saúde metabólica adversa. De acordo com a Universidade da Califórnia em San Francisco , as taxas de doença hepática gordurosa não alcoólica, assim como as cicatrizes do fígado, dobraram desde 1980.

O Açúcar Refinado Faz Mal Aos Seus Dentes

O que o seu dentista lhe disse quando era criança é verdade. “As bactérias orais amam o açúcar da mesma forma que nós, e quando se alimentam dele, o ácido é liberado como um subproduto.

Esse ácido ataca o esmalte dos dentes e permite que as bactérias penetrem na camada mais profunda da estrutura dentária, chamada dentina. Quanto mais açúcar você come, mais ácida a boca se torna e mais rapidamente as cavidades se desenvolvem.

Além disso, o açúcar alimenta o crescimento das leveduras, o que pode tornar os cantos da boca ou da língua vermelhos. Isso também vem com uma sensação de velcro ou sensibilidade a alimentos condimentados. A ligação de açúcar também é uma razão pela qual o diabetes é uma das doenças que seus dentes podem revelar .

As Dietas Ricas em Açúcar Também Podem Predispor Algumas Pessoas

Especialmente mulheres a contraírem infecções fúngicas, ao agravamento de alguns tipos de artrite e asma e pode elevar as taxas de gorduras no sangue (triglicéridos)

Muitas pessoas relatam problemas em comer alimentos ricos em açúcar. Uma experiência comum é que ocorre  uma carga rápida de energia, seguida mais tarde por uma queda rápida causando uma certa lerdeza e depressão. Algumas pessoas simplesmente sentem essa queda, dizendo que os  doces os deixam pesados e sonolentos. Outros dizem que mudanças de humor desaparecem quando param de comer açúcar.

Alguns pais estão convencidos de que o açúcar faz com que seus filhos fiquem hiperativos e os problemas de comportamento e atenção são muito menos grave se o açúcar é restrito ou retirado. Neste mundo sabemos que somos diferentes. Alguns de nós pode lidar com açúcar e outros não.

Algumas formas de açúcar são piores que outras a esse respeito, o mel sendo particularmente ruim por causa de sua viscosidade (ajuda as bactérias a colarem no esmalte dos dentes), o chocolate sendo surpreendentemente benigno porque contém substâncias que interrompem está “cola” que as bactérias fazem.

Se o Açúcar Refinado Faz Mal, Por Que Ainda Gostamos Tanto Dele?

Antigamente,  o ser humano ser  guloso, tinha algum sentido.
Nossos ancestrais muito distantes encontravam açúcar somente em frutas maduras e um favo de mel de forma ocasional.

Desde  então o açúcar é energia instantânea. Os indivíduos que conseguiam obtê-lo teriam mais chances de sobreviver a superar um tigre ou vencer uma luta.

A evolução não poderia ter previsto que mundo moderno seria preenchido com o açúcar. Geralmente podemos encontrá-lo com muita facilidade ao entrar-mos em uma casa, loja ou escritório.

O Açúcar Tem um “Desejo Doce”

açúcar refinado faz malÉ normal e natural desejar o açúcar, mas é sábio não ceder ao desejo cada vez que senti-lo. Muitas pessoas mencionam que  anseiam doces ou têm problemas para controlar sua ingestão. Quando são perguntados sobre o que exatamente estão comendo,  dizem sorvete, doces, bolos, etc. Estes não são apenas doces, mas combinações de açúcar e gordura ruim.

Esses alimentos são carregados com calorias, são muito sedutores e os principais contribuintes para a obesidade. Veja se você pode satisfazer o seu desejo de comer doces somente com açúcar desses alimentos como:

  • Frutas secas,
  • Rebuçados,
  • suco de fruta congelada (sorvetes ou gelados de água) e etc.

Tratam-se de guloseimas mais saudáveis ​​porque são livres de gordura. Tente usá-las de forma consciente, como uma forma de se recompensar,  em vez de apenas comê-las sem nenhum motivo.

Aqueles que condenam o açúcar totalmente devem observar que, na Índia, a terra natal da cana de açúcar e seus produtos são recomendados como alimentos e medicamentos nos seus antigos escritos sagrados. Comido conscientemente e moderadamente, o açúcar é uma adição maravilhosa para a dieta.

Não se esqueça de enxaguar a boca depois afim de evitar as bactérias.

Açúcar Mascavo Faz Mal?

Em termos  metabólicos o açúcar continua sendo açúcar. Não importa a forma que aparece, Seja como açúcar bruto, mascavo, mel, melaço ou xarope. Todos em excesso podem fazer mal a saúde.

A diferença é se eles tem traços minerais como impurezas e podendo ter sabores fortes que tornam mais difícil de comer imoderadamente e inconscientemente, como a maioria das pessoas comem açúcar branco.

O Açúcar da Frutose

A frutose (açúcar das frutas) recentemente se tornou disponível em forma refinada. É mais doce do que a sacarose (açúcar de mesa), oferecendo o benefício de menos calorias por unidade de doçura.

Mas o corpo não o processa bem. Quando está em excesso pode perturbar o metabolismo do fígado e aumentar a gordura no sangue, tente evitá-lo ao máximo.

Devemos nos preocupar com alto teor de frutose, comum em antigos e novos produtos de tecnologia de alimentos. Como este tipo de frutose refinada é mais barata ela está  presente em refrigerantes, doces, geleias, xaropes, e condimentos.

Mais uma vez dizemos para evitar ao máximo os alimentos industrializados que contenham frutose refinada.

O Açúcar Está “Colado” em Nossas Mentes 

O açúcar esta ligado à  psicologia humana. Desde pequenos aprendemos que o açúcar é a nossa recompensa. Vamos lembrar a época em que nossos pais falavam ” só vai ter doce de sobremesa após comer a comida com os vegetais que achávamos  desagradáveis”.

Um grande número de alimentos processados ​​contêm grandes quantidades de açúcar para torná-los saborosos. Muitos condimentos, ketchup e outros atrativos como Picles, são carregados com açúcar, assim como as bebidas mais suaves.

A indústria do açúcar gosta de nos dizer que a sacarose tem apenas dezoito calorias por colher de chá. Mas a maioria das receitas são feitas com “xícaras de açúcar” e há um monte de colheres de chá em uma xícara.

Tenha atenção na sua ingestão de açúcar, seja em frutas, suco de frutas, sobremesas, lanches, ou alimentos preparados. Quantos dias você já ficou sem açúcar ? Faça este teste, fique o máximo de dias que você aguentar. Veja quão forte é esse hábito no seu dia a dia.  .

Se você está propenso a depressão, alterações de humor, ou flutuações dos níveis de energia, esta experiência irá mostrar-lhe o  quanto o açúcar  está afetando sua condição de vida.

Artigos Relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *