Você sabe que pode acontecer se você comer aveia todos os dias?
Fizemos este artigo para responder se a aveia é realmente ruim para a saúde ou se ela é boa. Vamos ver o que os estudos científicos têm mostrado a respeito dos benefícios desta fonte de fibra.
Para iniciar devemos saber que existem algumas coisas que precisam ficar bem claras sobre a aveia.
Em Primeiro lugar precisamos saber, qual o tipo de aveia você consome?
Em flocos, farelo ou farinha de aveia? Vamos saber a diferença entre elas?
A aveia em Flocos
É feita a partir de um processo em que o cereal é prensado.
O farelo de aveia
É representado pela casca da aveia. É a parte que têm mais fibras e principalmente uma fibra chamada beta glucana que tem algumas propriedades que iremos falar mais à frente.
A farinha de aveia
É a parte mais rica em carboidratos. Para pessoas que querem emagrecer, não é interessante utilizar farinha de aveia porque ele tem alta quantidade de carboidratos.
A Aveia Tem Glúten?
A aveia que nasce lá na fazenda não tem glúten. O problema é que muitas vezes elas são estocadas nos mesmos locais onde se estoca o trigo e por isso têm a contaminação dos depósitos de aveia com o trigo. Com isso ela pode apresentar traços de glúten porque tem trigo na mistura.
Agora se você comprar uma aveia pura, que não foi misturada e que não utilizou nada que é utilizado para armazenar o trigo, a farinha vai ser sem glúten. É fácil você encontrar isso nos mercados, é só procurar atrás da embalagem se ela é livre totalmente de glúten.
Os Benefícios da Aveia
Primeiro Benefício
A aveia é riquíssima em antioxidantes. Um dos antioxidantes mais conhecidos é a avenantramida, substância com alto potencial anti-inflamatório. Age na diminuição da inflamação e no efeito negativo do excesso de radicais livres do seu corpo, ou seja, provoca um retardo no envelhecimento.
Ela é a anti coceira, antialérgica e também ante aterogênica, ou seja, evita a formação de placas nas suas artérias. Por essas propriedades a aveia é muito utilizada pela indústria de medicamentos com produtos para o cabelo, pele e bebês, justamente por promover o alívio da inflamação.
Segundo Benefício
A aveia é muito importante no controle dos níveis de glicose, (açúcar no seu sangue) e para a sua resposta à insulina. Quando você come, essa glicose diminui a sua resistência insulínica e se você aumenta sua resistência pode se transformar em uma pessoa com diabetes tipo 2 e acaba não conseguindo controlar os níveis de açúcar no sangue.
A aveia tem pontos positivos referentes a isso, principalmente por uma fibra chamada beta glucana que está em grande parte na caixinha da aveia. Você a encontra em maiores quantidades no farelo.
Um estudo de revisão muito interessante realizado em 2015 avaliou outros 14 estudos randomizados duplo cego com controle. O estudo mostrou que diabéticos tipo 2 são os que ficam diabéticos por resistência insulínica. O corpo não consegue reagir à insulina e começa a aumentar a glicose no sangue.
Participantes do estudo que consumiram aveia e tiveram benefícios como a diminuição do colesterol, do LDL que é tido como mau colesterol e diminuição de hemoglobina glicosilada, que mostra como está o controle da sua glicose nos últimos três meses.
Terceiro Benefício
A aveia é riquíssima em nutrientes e é um dos cereais mais ricos em proteínas. Uma porção de 80 gramas tem em torno de 13 gramas de proteína, o que é bastante proteína.
Além disso ela tem diversos minerais como: o manganês, com praticamente 190%. Quanto você precisa de manganês por dia? 190% é muito mais do que você precisa ter desse mineral, por dia. Ela também tem outros minerais como:
- Magnésio,
- Ferro,
- Fósforo,
- Zinco,
- Ácido fólico,
- Cobre,
- Vitamina b1 e
- Vitamina b5.
Quarto Benefício
A aveia é benéfica para o colesterol. Alguns estudos tem mostrando se você consumir três gramas por dia de beta glucana que essa fibra que contém na casca da aveia, você consegue baixar o seu ldl que é considerado mau colesterol em até 20%. Então é muito interessante você controlar os seus níveis de colesterol.
Quinto Benefício
A fibra da aveia é muito importante para você manter as bactérias do seu intestino saudáveis. Agente sabe que têm bactérias saudáveis, principalmente as Gran Positivas. Bactérias não saudáveis podem crescer no nosso intestino causando infecções, principalmente as Gran Negativas.
A aveia é uma fibra que quando chega ao nosso intestino grosso onde estão as bactérias e serve de alimento. Então ela é considerada um alimento probiótico, ou seja, um alimento que favorece o crescimento dos probióticos que são essas bactérias benéficas. Com isso a gente consegue evitar vários problemas como: inflamação alergia e doenças autoimunes.
Sexto Benefício
A aveia auxilia no controle de peso. A beta glucana quando chega no seu estômago, funciona como se fosse um gel, isso retarda o esvaziamento gástrico.
O que é Esvaziamento Gástrico?
A saída do alimento do seu estômago para o intestino e isso dá uma sensação de saciedade muito interessante. Faz a pessoa comer menos. Ela estimula a liberação pelo intestino de uma substância chamada peptídeo yy. Esse peptídeo quando é liberado na sua corrente sanguínea, chega no seu cérebro e faz você parar de ter fome, ou seja, ela dá uma sensação de saciedade, fazendo você se sentir satisfeito, auxiliado por isso no processo de emagrecimento.
Sétimo Benefício
A aveia é auxilia as pessoas que têm constipação. Então, se você fica mais de um dia sem ir ao banheiro, você já está sofrendo de constipação e isso pode ser um problema que pode ficar mais grave na sua vida, podendo afetar a sua saúde.
Um estudo muito interessante fez o seguinte: pegou idosos que sofrem de constipação crônica, ou seja, se ficavam sem evacuar por um longo período de tempo. O estudo dividiu os idosos em dois grupos. Um grupo tomou mingau de aveia todos os dias durante três meses e outro não tomou.
O grupo que tomou mingau de aveia diminuiu em 59% a utilização de laxantes (remédio utilizado para ajudar no estimulo da evacuação), enquanto que o grupo que não tomou a aveia aumentou, depois de três meses em 8 % a utilização de laxante, mostrando que aveia pode ser muito benéfica para melhorar e regularizar o seu intestino.
Aveia Pode Fazer Mal à Saúde?
Avenina
Como nem tudo na vida é positivo a aveia também tem seus riscos. Alguns estudos mostram que ela tem uma substância chamada avenina, que é muito parecida coma guiadina do glúten.
A avenina pode ter uma reação muito parecida com glúten no seu intestino, provocando uma inflamação e com isso a síndrome do intestino hiper permeável, fazendo com que ele fique com as suas proteções diminuídas, deixando passar moléculas grandes para dentro do seu organismo. Isso pode aumentar a inflamação no seu organismo e também a ocorrência de doenças autoimunes.
Se você tem problemas intestinais e piorou consumindo aveia, você deve parar de consumir por conta da avenina que pode estar presente e causando uma piora dos sintomas.
Ácido Fítico
Outro problema na aveia é que ela tem grande quantidade de ácido fítico. O ácido fítico é considerado anti nutriente. Ele se prende aos minerais e vitaminas e evitando que você absorva esses nutrientes. Então, não coma aveia em todas as refeições, porque dessa forma você nunca vai conseguir absorver de maneira correta todos os nutrientes.
Se você mesmo assim decidir utilizar aveia, consuma apenas uma vez por dia, escolha uma refeição para utilizar. Os ratos por exemplo têm uma enzima chamada fitase que quebra o ácido fítico inativando essa substância. Somente os humanos não têm essa enzima, então o ácido fítico se for ingerido em grande quantidade pode prejudicar a absorção dos nutrientes. Muito obrigado a ficar aqui comigo, agente se vê no próximo Artigo.
Artigos Relacionados:
- Água Boricada Para Que Serve? Quais os Riscos?
- Ovos Aumentam o Colesterol? Quantos Eu Posso Comer Em Um Dia?
- O que é Azia ? Quais Alimentos Provocam Azia?
- Alimentos Funcionais: O que São e Como Podem Beneficiar sua Saúde
- Os 7 pontos importantes que você precisa saber sobre o Óleo de Cozinha.