Ao longo da evolução as pessoas sempre comeram carne vermelha, mas até hoje ainda fica aquela dúvida. Será que a carne vermelha faz mal a saúde.
A Carne Vermelha de Ontem Não é a Mesma de Hoje?
Antigamente os animais andavam livres, comiam grama, insetos ou qualquer outra coisa natural.
Imagine uma vaca há 10.000 anos comendo grama e vegetais comestíveis.·.
Com certeza a carne deste animal será totalmente diferente daqueles criados em currais, total ou parcialmente confinados com alimentação a base de grãos, ração. Para completar ainda tomam hormônios e antibióticos.
Com o passar dos anos nosso Sistema digestivo foi se acostumando a consumir carne.
Como os Gados São Criados Hoje?
No Brasil existem quatro formas de criar o gado
Criação de pasto: os animais comem grama a maior parte do ano.
Criação de Confinamento a Céu Aberto: os animais ficam em pequenos currais que tem capacidade de 50 a 100 gados, disponibilizando, para cada bovino, cerca de 8,0 a 20 m² de área.
Em cada Pequeno curral, há um comedouro para
volumosos, um cocho de sal e um bebedouro. Pode haver pontos de sombreamento para os bovinos, como árvores, a fim de garantir um maior bem-estar.
Confinamento Parcialmente Coberto
Tem as mesmas características do curral a céu aberto, com exceção da cobertura de uma área para os animais, que pode ser junto aos cochos. A disposição da cobertura dos bovinos deve ser no sentido Norte-Sul.
Galpão Fechado
Consistem em um galpão com área disponível para cada animal de 3,0 a 5,0 m², com as mesmas características dos currais anteriores. Apresenta cobertura com beiral do telhado com largura de aproximadamente 1,0 m, pé-direito de 4,0 m, sendo recomendado, no confinamento, de 40 a 50 bovinos.
Este sistema tem grande eficiência no controle de doenças e do ambiente (temperatura, vento, umidade, entre outros). No Brasil ainda não é muito utilizado por ser considerado caro, além de exigir muitos equipamentos e pessoal treinado. Em países de clima temperado ele é mais utilizado, pelo fato de terem mais possibilidade no controle do ambiente.
Como Aprender a Diferenciar Os Tipos de Carne?
Processada:
são aquelas que sofrem processo de cura, salga e adição de conservantes. Para manter a durabilidade e aprimorar o sabor tornando as mais apetitosas.
Exemplos:
Presunto, Bacon, Pastrami (Tipo de carne magra curada), Salame, cachorros-quentes e algumas Salsichas.
Vermelha Convencional:
são aquelas que de forma óbvia quando cruas tem a coloração avermelhada.
Pode se dizer que elas não são processadas, mas podem vir de animais criados em cativeiros/currais confinados ou em pastos, esta sendo a melhor opção.
Nos Estados Unidos a maior parte da carne consumida é de animais de currais confinados. Agora quando são consumidas de animais criados em pastos eles chamam de Grass Fed ou Carne Orgânica.
Exemplos:
Cordeiro, bovina, Suína e outros.
Brancas:
são aquelas que ao serem cozidas apresentam a coloração branca.
Exemplos:
Aves, como Frango e Peru.
Ao examinarmos os efeitos que a carne tem sobre a saúde é importante perceber que nem todas foram criadas ou tratadas de forma igual.
Carne Vermelha Pode causar Doenças cardiovasculares, diabetes e Morte?
Vários estudos têm sido feitos, a fim de diagnosticar os efeitos carne vermelha na saúde.
O problema é que eles são somente chamados de Estudos observacionais e estes não podem provar muita coisa.
Existem alguns estudos observacionais no exterior, dizendo está associada a um maior risco de doenças cardiovasculares, diabetes e morte.
Contudo se você fizer uma pesquisa mais detalhada com estudos maiores, vai chegar a conclusão de que os efeitos da carne vermelha na saúde podem até diminuir estes riscos.
Carne Vermelha Faz Mal ou é a Carne Processada Que nos Trás Perigos?
Numa revisão de 20 estudos em massa que inclui um total de indivíduos 1.218.380, a Carne vermelha processada, foi associada a um risco aumentado de doença cardiovascular e diabetes.
No entanto, nenhuma associação foi encontrada para a Carne vermelha não processada.
No EPIC European Prospective Investigation into Cancer and Nutrition (Investigação Prospectiva Europeia sobre Câncer e Nutrição), um grande estudo observacional que incluiu 521.457 adultos saudáveis, diz que a carne processada aumenta o risco de morte. Enquanto nenhum efeito foi observado para a não processada.
Uma pequena observação: Povos Inuítes (Membros da nação indígena esquimó) e Massai (Tribo africana que se alimenta de carne e sangue) sempre se alimentaram desta forma, mais que a media ocidental e não há relatos de problemas de saúde por causa da dieta destes povos.·.
Quando falamos sobre o aumento do risco de doenças cardiovasculares, diabetes e morte. Devemos lembrar que carne processada é totalmente diferente da não processada (vimos esta explicação no inicio do artigo) e elas podem ter efeitos muito diferentes.
Os estudos observacionais mostram que a carne processada tem sido associada a um risco aumentado de morte prematura e de muitas doenças.
Contudo mesmo assim é válido mentalizar, que estes estudos podem ter resultado não tão precisos, pois são muito limitados. A única maneira de estabelecer causa e efeito é a realização de Ensaios Clínicos Controlados ou Estudos Randomizados, que são os testes “Padrão Ouro” da ciência.
Clique aqui e leia nosso artigo sobre como funcionam os estudos, a relação da carne e o câncer.
Artigos Relacionados:
- Carne Vermelha Causa Câncer? Existe Uma Relação Entre Eles?
- Açúcar Refinado Faz Mal a Saúde?
- Água Com Limão em Jejum Faz Mal Para o Estômago?
- Mercúrio em Peixes, Pode Ser Prejudicial a Nossa Saúde?
- A Conexão entre Saúde Mental e Bem-Estar Físico