O Que é Diabetes?

Muita gente sofre com o diabetes, mas não sabe ao certo o que realmente se passa. Essa também é sua dúvida? O que é diabetes? Fique tranquilo, em nosso artigo de hoje, vamos falar tudo sobre o que é diabetes, quais os tipos que podemos encontrar e tudo que envolve essa doença. Acompanhe e venha tirar todas as suas dúvidas conosco.

 A Diabetes ou Diabetes Mellitus é uma doença que se caracteriza pelos altos índices de glicose na corrente sanguínea, causando a hiperglicemia. Normalmente esta doença esta ligada a problemas na produção e secreção do hormônio insulina.

A insulina tem como função principal a promoção da entrada de glicose nas células do nosso organismo, de uma maneira que ela possa ser bem aproveitada e assim, participar de inúmeras atividades celulares do nosso corpo.o que é diabetes

Quando a insulina é insuficiente, ou existe um defeito em sua principal ação, acontece o acúmulo de glicose e assim é denominado de hiperglicemia.

Quais os Tipos de Diabetes Existentes?

Existem atualmente diferentes condições que podem levar um indivíduo a desenvolver o diabetes, porém, a maioria dos casos está presente em dois grupos distintos:

  • Diabetes tipo 1
  • Diabetes tipo 2

o que é diabetes

Vamos explicar o que são cada um deles, acompanhem.

O Que é Diabetes Tipo 1?

Esse é o tipo de diabetes que se resulta por conta da destruição das chamadas células beta pancreáticas, através de um processo imunológico. Ou seja, ela acontece porque se formam anticorpos, criados pelo próprio organismo da pessoa – que age contra as células beta, e assim ocorre a insuficiência de insulina.

Esse é o tipo de diabetes mais comum, podendo ser facilmente identificada através de exames de sangue. Onde serão consideradas a presença de anticorpos como:

  • – ICA;
  • – IAA´S;
  • – GAD;
  • – IA-2

Em torno de 85 a 90% dos casos esses anticorpos estão presentes, já no ato do primeiro diagnóstico. Normalmente esse tipo de diabetes acomete crianças e jovens adultos, mas isso não exclui a chance de surgir em qualquer idade.

Existem algumas características clínicas que facilitam o diagnóstico, sintomas bem sucintos como:

  • – Sede;
  • – Diurese;
  • – Emagrecimento;
  • – Fome excessiva;
  • – Fraqueza;
  • – Cansaço.

Em casos onde o tratamento não é logo inicializado, os sintomas começam a evoluir para vômitos, sonolência, desidratação severa, dificuldades respiratórias e em casos extremos coma – o quadro mais grave do diabetes tipo 1 é chamado de Cetoacidose Diabética, do qual é necessário internação para concluir o tratamento.

o que é diabetes

O Que é Diabetes Tipo 2 ?

Cerca de 90% dos pacientes diabéticos em todo o mundo, possuem esse tipo de diabetes. Aqui a insulina é produzida pelas próprias células beta pancreáticas. Contudo, possui sua principal função dificultada, o que se caracteriza no chamado – quadro de resistência insulínica.

O que ocorre na realidade, é o aumento da produção de insulina, para normalizar os níveis de glicose no sangue. E quando isso já não é mais suficiente, eis que surge o diabetes tipo 2.

Nesse tipo de diabetes os sintomas e quadros clínicos demoram mais para serem notados, entre os principais estão:

  • – Aumento da diurese;
  • – Sede;
  • – Alterações visuais;
  • – Dores nas pernas.

Esse tipo de diabetes, quando não diagnosticada e tratada no tempo correto, pode evoluir para quadros graves de desidratação e até mesmo coma.

Na contramão do diabetes tipo 1, onde normalmente acontece o aumento de peso e em alguns casos até obesidade, principalmente em pessoas com mais de 50 anos.

Porém, observamos atualmente que os quadros clínicos estão se desenvolvendo também em jovens adultos e até mesmo em crianças. Isso está ocorrendo, principalmente por conta do aumento do consumo diário de carboidratos e gorduras de má qualidade. Podemos também acrescentar ao problema a falta da prática de atividade física frequente.

Endocrinologistas afirmam que normalmente o diagnóstico é feito rapidamente. Pois muitas pessoas obesas acabam descobrindo a doença, quando vão em busca de auxílio para perder peso.

Diabetes Tipo MODY

Existem também outros tipos de diabetes, porém, bem mais raros. Esses são tipos de diabetes  apresentam defeitos genéticos na própria função da célula beta – MODY 1, 2, e 3 – defeitos genéticos na produção e ação da insulina, doenças relacionadas ao pâncreas – hemocromatose, tumores pancreáticos e pancreatite – doenças endócrinas – acromegalia, hipertireoidismo e síndrome de Cushing e também a utilização frequente de determinados medicamentos.

Não podemos deixar também de citar o diabetes gestacional, que como o próprio nome já diz, acontece quando mulheres estão grávidas. Pode ser um caso transitório, ou seja, que termine logo quando a gravidez terminar ou poderá permanecer e assim a mãe terá de investigar melhor e acompanhar o que pode ter ocasionado a doença.

Esperamos ter explicado o que é diabetes da melhor maneira, qualquer dúvida, deixe em nossos comentários!

 

Artigos Relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *