Óleo de Cártamo Emagrece?

O óleo de cártamo vem sendo muito utilizado como suplemento. Suas flores também tem um grande papel na medicina chinesa tradicional, que envolvem sangue e menstruação. E muita gente vem utilizando este óleo para emagrecer. Mas será que o óleo de cártamo emagrece mesmo?

Resultado de imagem para oleo de cartamo emagrece?

O óleo de cártamo é um excelente substituto para os óleos que possuem gordura saturada em sua composição. O cártamo é feito através das sementes de uma planta que floresce uma vez por ano. Este vegetal pode ser cultivado em diferentes climas, o que o faz ser tão comum e utilizado como alimento, principalmente em saladas.

Mesmo sendo um óleo calórico, ele traz inúmeros benefícios para a perda de peso, porque possui boas quantidades de ácidos graxos. Quer saber a verdade sobre o óleo de cártamo? Afinal, óleo de cártamo emagrece? É o que iremos falar em nosso artigo de hoje. Confira com a gente.

Quantas Calorias tem o Óleo de Cártamo?

Da mesma maneira que os outros óleos vegetais, o óleo de cártamo acaba sendo rico em calorias. Por exemplo, uma colher de sopa do óleo possui 120 calorias! O que acaba representando cerca de 6% de uma dieta de 2 mil calorias diárias.

Quando pensamos na densidade calórica do óleo de cártamo, certamente ele acaba se tornando inapropriado para quem deseja perder peso. Até porque, se você colocar duas colheres de sopa de óleo de cártamo em uma simples salada, estará ingerindo 240 calorias. Enquanto um molho light apresenta somente 30 calorias por cada colher.

Resultado de imagem para oleo de cartamo emagrece?

Óleo de Cártamo Emagrece? Quais as Vantagens em Utilizar?

A maior vantagem do óleo de cártamo é ser uma grande fonte de ômega 6, sem sabor e sem cor. Ele é encontrado muito facilmente, e o melhor é que os valores saem bem em conta.

O óleo de cártamo é uma excelente fonte de ácido linoleico conjugado, um ácido graxo que aumenta a perda de peso, significativamente. Estudos mostram que o óleo de cártamo emagrece sim, mas atuando somente na perda de peso e não na perda de gordura.

Quando perguntam: óleo de cártamo emagrece? Devemos responder que sim, ele auxilia no emagrecimento, principalmente por conseguir reduzir o apetite e aumentar nossa sensação de saciedade durante processos de emagrecimento.

Dessa maneira o corpo é obrigado a utilizar os estoques de gordura como fonte de energia, em especial na região da barriga.

Quais os Efeitos Possíveis ao Utilizar o Óleo de Cártamo?

Agora que você sabe que de fato, o óleo de cártamo emagrece, você precisa conhecer os outros benefícios que sua utilização pode trazer para sua saúde.

O óleo de cártamo possui altas doses de vitamina E, excelente ação antioxidante, que age na retirada dos radicais livres do nosso organismo. Ajudando no retardo do envelhecimento e diminuindo os riscos de você contrair inúmeras doenças. Como também conta com propriedades anti-inflamatórias.

O óleo de cártamo ainda acelera o metabolismo, aumentando os índices de massa magra, reduzindo o risco de você sofrer problemas como arteriosclerose.

Imagem relacionada

Existe Algum Tipo de Contraindicação Para o Óleo de Cártamo?

Mesmo sendo um óleo que traz muitos benefícios para a saúde, o óleo de cártamo tem sim algumas contraindicações. Por exemplo, se você for alérgico a óleo de soja e ovos, é melhor evitar a utilização, como também pessoas diabéticas e com problemas renais.

Isso vale também para grávidas, lactantes e para quem está tentando engravidar também! Fique longe do óleo de cártamo.

Efeitos Colaterais do Óleo de Cártamo

A utilização do óleo de cártamo para emagrecer, pois trazer alguns efeitos colaterais, são eles:

  • Sudorese, náuseas e dores de cabeça;
  • Aumento da taxa de glicose na corrente sanguínea;
  • Em alguns casos pode vir a provocar a elevação da peroxidação lipídica;
  • O óleo de cártamo possui altas doses de ômega 6, e quando são ingeridos em excesso, podem causar diabetes e doenças cardiovasculares.

Devemos ressaltar que esses efeitos colaterais, são bem raros de acontecerem, mas não podemos deixar de relatá-los aqui.

Como Devo Utilizar o Óleo Cártamo Para Emagrecer?

O óleo de cártamo emagrece, quando você substitui o seu óleo de cozinha por ele. Pode adicioná-lo em saladas, ou se preferir, pode consumi-lo como suplemento nutricional. Você encontra em lojas de produtos naturais o óleo de cártamo em cápsulas. Nesse caso, você deverá tomar duas cápsulas diariamente, 30 minutos antes de suas principais refeições.

Mesmo não trazendo malefícios e com poucos efeitos colaterais, recomendamos a orientação de uma nutricionista para avaliar sua utilização, porque com saúde não podemos brincar.

Sim, o óleo de cártamo emagrece, mas deve ser utilizado com moderação!

 

Artigos Relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *