Sinvastatina Tomar Antes ou Depois da Janta ?

Esta dúvida que está presente na cabeça de muitas pessoas! Se você está aqui lendo este artigo, provavelmente está entre estas pessoas.

Fique tranquilo, pois aqui você não só saberá a resposta correta para esta dúvida, mas o motivo pelo qual os médicos prescrevem a sinvastatina neste horário.

Então vamos ao que interessa!

Sinvastatina Tomar Antes ou Depois da Janta ?  

Como vimos em nosso Artigo Anterior a sinvastatina tem a função de inibir a produção de colesterol. Esta ação está mais precisamente voltada para a enzima chamada hidroximetilglutarilcoenzima A redutase ou (HMG-CoA). Enzima responsável pela produção de colesterol. 

Esta enzima tem um um pico de aumento, momento em que ela e produzida e circula mais intensamente em nosso corpo. Podemos dizer que ela está no seu auge por volta da Meia noite. 

De acordo com as literaturas farmacológicas a sinvastatina é classificada como uma medicação de ação curta. Com isto podemos dizer que ela tem um efeito  no organismo que dura em torno de 3 a 6 horas.

Leia Também: Sinvastatina Emagrece?

Fazendo a ligação das informações que mencionamos acima,  teremos a solução para nossa indagação.

O fato de os médicos prescreverem a sinvastatina depois da janta funciona como um lembrete para que o medicamento seja tomado no período da noite. Tendo em vista que a enzima hidroximetilglutarilcoenzima A redutase ou (HMG-CoA) tem o seu pico por volta de meia noite e a sinvastatina tem um efeito de 3 a 6 horas. 

A sinvastatina usada a noite produz mais eficácia.

Se Eu Não Jantar Devo Tomar a Sinvastatina?

Claro que sim, pois o efeito do medicamento não está ligado a refeição. Mas sim ao período noturno o qual o remédio tem um efeito mais intensificado.

Quem Trabalha a Noite, Deve Usar a Sinvastatina?

Pessoas que trabalham como plantonistas ou outras profissões que exercem suas funções no período noturno, a sinvastatina não será prescrita. Devemos lembrar que o metabolismo e os processos de quem trabalha a noite são diferentes de quem trabalha durante o dia .

Geralmente os médicos receitam a Atorvastatina ou a Rosuvastatina que são outros tipos de Estatinas.

A Atorvastatina e a Rosuvastatina por serem estatinas de ação mais enérgicas  e com efeito mais longo, são mais recomendadas para as pessoas que estão com o colesterol elevado e que trabalham a noite.

 

 

 

Artigos Relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *