Como Abaixar a Glicose?

Atualmente, estima-se que de cada três adultos, um não é diagnosticado como diabético, mas possui o índice glicêmico alto, considerada como pré-diabetes. Em casos como esse, a palavra de ordem médica é, conseguir meios para que a glicose baixe e que não tenha como consequências, o diabetes como evolução. Aí entra a pergunta, como abaixar a glicose?

Primeiramente é preciso iniciar um plano de atividades saudáveis, exercícios e dietas que tenham alimentos corretos, auxiliando a baixar o índice glicêmico de maneira natural, sem a utilização de remédios.

Em nosso artigo de hoje, vamos dar algumas dicas importantes de como abaixar a glicose, de maneira natural. Isso mesmo, com pequenas mudanças em sua alimentação e nos hábitos diários. Confiram.

O Que Acontece Para o Nível de Glicose Subir?

Para você entender melhor as dicas de como abaixar a glicose, ou o também conhecido como quantidade de açúcar no sangue ou índice glicêmico, você vai precisar compreender quais são os motivos que fazem esses níveis se alterarem.

Praticamente toda a glicose que temos em nosso corpo, é derivada dos alimentos. Especialmente os que possuem carboidratos em sua composição. Dessa maneira, todo carboidrato que você ingerir, vai afetar o seu índice glicêmico, e não só os doces como a maioria das pessoas imaginam.

Enquanto você está fazendo a digestão, os carboidratos também são transformados em açúcar e chegam à sua corrente sanguínea. E através da insulina – hormônio produzido pelo pâncreas, fazendo com que as moléculas de açúcar entrem pelas células do corpo e assim, se transformam em fonte de energia.

Como a Insulina Atua no Controle dos Níveis de Glicose

Quando você se alimenta, o pâncreas automaticamente manda insulina para a sua corrente sanguínea, ligando os açúcares e permitindo que a mesma entre em suas células.

Quando o açúcar vai entrando nas células, o pâncreas diminui automaticamente a produção de insulina. Até o momento de você se alimentar de novo.

Quando você está com pré-diabetes, o processo já não está funcionando como deveria, e ao contrário de entrar nas células, o açúcar começa a se acumular diretamente na corrente sanguínea.

Por que isso acontece? Porque o pâncreas já não está produzindo a quantidade necessária de insulina, ou então, porque se tornaram mais resistentes às ações da insulina. E em alguns casos, pelos dois motivos ao mesmo tempo.

Resultado de imagem para como abaixar a glicose

Desvantagens de Estar com a Glicose Alta

Pessoas que precisam abaixar a glicose, estão com o risco de se tornarem portadores de diabetes tipo 2. Uma doença, como já falamos em artigos anteriores, crônica e muito mais grave do que uma simples pré-diabetes.

Quando se torna um portador de diabetes tipo 2, você já não possui meio de baixar a glicose de maneira natural, somente com a utilização de remédios. Como também poderá ter algumas complicações, como as que iremos mostrar abaixo:

  • Colesterol alto;
  • Pressão alta;
  • Amputações;
  • Cegueira;
  • Doenças cardíacas;
  • Doenças renais;
  • Acidente vascular cerebral (AVC)

Imagem relacionada

Dicas de Como Abaixar a Glicose Naturalmente

A primeira dica de como abaixar a glicose, é começar a preencher pelo menos a metade do seu prato, sempre com vegetais que não contenham amido. Sabemos que todo e qualquer vegetal é sinônimo de poucas calorias e boa nutrição, porém, para quem precisa abaixar a glicose, será preciso escolher somente os que não contenham amido.

Os vegetais liberados para abaixar a glicose são:

  • Cebola
  • Couve-flor
  • Alho
  • Pimentas
  • Abobrinha
  • Folhas verdes
  • Vagem
  • Aspargos
  • Pepino
  • Ervilha
  • Alho-poró

E certamente, outro ponto importantíssimo para quem precisa abaixar a glicose, é cortar o volume de carboidratos. Eles são os responsáveis pela maioria dos casos de aumento de glicose no sangue, principalmente em pessoas que tenham a deficiência de insulina.

Os carboidratos são também a nossa principal fonte de energia, e mesmo que você precise abaixar a glicose, isso não quer dizer que deverá eliminá-los por completo.

Existem alguns alimentos que possuem carboidratos que nos fornecem fibras, minerais e vitaminas essenciais para o nosso organismo. Você só precisa escolher o melhor tipo de carboidrato que irá ingerir em suas refeições.

Fuja de grãos refinados como é o caso do arroz branco, macarrão e o pão. Evite também bebidas adoçadas e todos os alimentos que tenham açúcar em sua composição, como sobremesas, doces e balas.

Coma mais legumes, frutas, grãos integrais e dê preferência para os alimentos lácteos que tenham baixo teor de gordura!

Viu como não é nenhum bicho de sete cabeças abaixar a glicose? Comece hoje mesmo e fuja do diabetes!

 

Artigos Relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *