O AAS ou ácido acetilsalicílico, também conhecido como Aspirina, pode ser usado como analgésico, anti-inflamatório não esteroide, antitérmico e antiagregante plaquetário, dessa forma ele dificulta a junção das plaquetas.
Qual a Indicação do AAS?
O AAS é indicado para:
- Dores,
- dor após cirurgia,
- febre e
- inibir a agregação plaquetária .
Marcas de Referência Para o AAS
ASPIRINA (Bayer), ASPIRINA BUFFERED (Bayer), ASPIRINA EFERVESCENTE (Bayer), ASPIRINA INFANTIL (Bayer), ASPIRINA PREVENT (Bayer), BUFFERIN CARDIO (Bristol-M-Squibb).
Marcas Similares do AAS
AAS (Sanofi Synthelabo) , AAS INFANTIL (Sanofi Synthelabo), ALIDOR (Aventis), BUFFERIN (Bristol-M-Squibb), CAAS (EMS), CARDIO AAS (Sigma Pharma), MELHORAL INFANTIL (DM), SOMALGIN (Sigma Pharma), SOMALGIN CARDIO (Sigma Pharma).
- Comprimido 81 mg: BUFFERIN CARDIO
- Comprimido 100 mg:(Genérico) ASPIRINA INFANTIL e ASPIRINA PREVENT
- Comprimido 300 mg: ASPIRINA PREVENT
- Comprimido 500 mg: ASPIRINA, ASPIRINA BUFFERED e ASPIRINA EFERVESCENTE
Qual o Mecanismo de Ação AAS?
- Como Anti-inflamatório não asteroide o a ácido acetilsalicílico inibe a atividade da enzima ciclo-oxigenase (COX), como resultado leva a uma diminuição da síntese de prostaglandinas. Parte da ação anti-inflamatória é justificada pela diminuição das prostaglandinas nos tecidos inflamados.
- Como Analgésico a ação também se deve em parte pela diminuição da atividade das prostaglandinas e por uma ação central possivelmente hipotalâmica.
- Como Antitérmico ele promove uma ação central no centro hipotalâmico de regulação de calor.
- Como Antirreumático ele age por mecanismos anti-inflamatórios e analgésicos ( desse modo não há estimulação do eixo hipófise-supra-renal e nem ação corretora da hiperuricemia).
- Como Antiagregante plaquetário o ácido acetilsalicílico age na inibição da enzima (prostaglandina ciclo-oxigenase) nas plaquetas impedindo assim a formação do tromboxano A2 (agente agregante).
- A ação antiagregante plaquetária é irreversível, assim persistindo pelo tempo de vida das plaquetas expostas.
Leia Também: Usar AAS infantil na Gravidez Pode Reduzir o Risco de Pré-eclampsia
Para Quais Problemas o Ácido Acetilsalicílico AAS Será Indicado?
Indicações – Angina de peito instável (dor no peito causada pela má circulação do sangue e nas artérias coronárias), infarto agudo do miocárdio em pacientes com fatores de risco para tal e novo infarto em doentes que já sofreram infarto.
Além disso o ácido acetilsalicílico é indicado após cirurgias ou outras intervenções nas artérias, por exemplo: em cirurgia de ponte de safena, para evitar a ocorrência de distúrbios transitórios da circulação cerebral, ataque de isquemia cerebral transitória, infarto cerebral (derrame cerebral), após as primeiras manifestações (paralisia transitória da face ou dos músculos dos braços ou perda transitória da visão).
Por último na prevenção secundária de acidente vascular cerebral; para prevenção primária de infarto do miocárdio em pessoas com fatores de risco cardiovasculares (ex. diabetes mellitus, hiperlipemia, hipertensão, obesidade, tabagismo, idade avançada).
Quais as Contra Indicações do ácido acetilsalicílico? (Quando não devo usar o AAS ?)
Hipersensibilidade ao ácido acetilsalicílico e a outros anti-inflamatórios não esteroides, úlcera péptica, lesão hepática grave, hipoprotrombinemia, hemofilia, não deve ser empregado em pacientes predispostos a dispepsias (má digestão) ou sabidamente portadores de alguma lesão da mucosa gástrica(ex. gastrite).
Pacientes com insuficiência renal comprometida, particularmente nas crianças e principalmente se o paciente estiver desidratado. O Ácido Acetilsalicílico Aas somente deverá ser empregado durante a gravidez desde que seja sob orientação médica.
Portanto deverá ser avaliada a relação risco benefício em pacientes com anemia, asma, alergias, gota, tireotoxicose, já que podem ser intensificadas com doses elevadas.
Quais São as Reações Adversas do AAS ?
Primeiramente, pode provocar náuseas, vômitos epigastralgia, gastrite, exacerbação de úlcera péptica, hemorragia gástrica, exantema, urticárias, petéquias, enjoos, acufenos (zumbidos). O uso prolongado em dose excessiva pode predispor a nefrotoxidade. Por fim ele pode induzir broncoespasmo em pacientes com asma, alergias e pólipos nasais.
Posologia: Como Devo Tomar o ácido acetilsalicílico AAS ?
Você deverá tomá-lo 30 minutos antes, ou 2 horas após as refeições. Tomar a medicação com água e não deitar durante os 15 ou 30 minutos posteriores à administração do produto.
Qual a Dosagem do Ácido Acetilsalicílico AAS em Adultos e Crianças?
Em Adultos o ácido acetilsalicílico é usado como analgésico antitérmico e anti-inflamatório a dose média é 500mg a cada 4 ou 6 horas e
Como Antiagregante plaquetário, anticoagulante (afina o sangue) a dose será de 100 mg por dia.
AAS Infantil
Em Crianças é usado como analgésico antitérmico e anti-inflamatório semelhantemente aos adultos. Por outro lado a dose média é 10 a 20mg por Kg de peso corporal, a cada 6 horas.
Artigos Relacionados:
- Para Que Serve o AAS de 100mg ? Como Funciona?
- Usar AAS infantil na Gravidez Pode Reduzir o Risco de Pré-Eclampsia
- Dipirona | Para Que Serve ? | Efeitos Colaterais
- AAS 500mg Afina o Sangue? Posso Tomar Tranquilamente?
- Para Que Serve a Espinheira Santa
Link permanente
Por quanto tempo devo tomar o ASS?