Em nosso artigo de hoje, iremos falar sobre para que serve o AAS de 100mg? Também falaremos sobre alguns efeitos colaterais que ele pode trazer.
O AAS foi a primeira medicação a ser produzida pela indústria farmacêutica. Ainda hoje é uma das medicações mais usadas no mundo inteiro. Ela tem um papel importante na cardiologia e em algumas outras especialidades.
Estamos falando da Aspirina ou AAS ou Ácido Acetilsalicílico. Leia este artigo até o final e de início podemos dizer que o ácido acetilsalicílico pode ser usado como anti-inflamatório e também antiplaquetário, mas seus usos na medicina são diversos
Para Que Serve o AAS de 100mg e Como Ele Funciona?
Existe uma enzima espalhada pelo nosso corpo chamado Ciclo-oxigenase, também conhecida como COX, responsável pela produção de algumas substâncias, entre elas as Prostaglandinas e o Tromboxano A2
No Estômago
A ação da Cox é de proteger a mucosa gástrica da acidez do suco gástrico e das enzimas digestivas.
Os leucócitos, células do nosso sistema de defesa também usam a Cox para a produção de substâncias inflamatórias, essas substâncias são responsáveis por exemplo, pela dor que sentimos quando algum local está inflamado. Também pelo aumento da temperatura corporal levando a febre.
Nas Plaquetas
A cox produz o tromboxano A2, uma das substâncias importantes no processo de formação dos trombos plaquetários, isso é importante para estancar sangramentos.
Ao usarmos AAS ele vai inibir a ação da cox nos diversos locais do nosso corpo. A situação vai depender muito da dose que estamos utilizando.
AAS Usado Como Anti Inflamatório
Quando a intenção é usar o AAS como anti-inflamatório a dose é elevada, cerca de 500 a 1.000 mg a cada 4 ou 6 horas. Já para o seu uso mais frequente na cardiologia a dose é bem mais baixo cerca de 80/100 até 325mg apenas uma vez ao dia. mais a frente nós vamos entender o motivo.
Para Que Serve o AAS de 100mg e o Uso em Doses Baixas
Conforme mencionado no parágrafo acima já conseguimos saber para que serve os aas de 100mg.
O objetivo de usarmos AAS nessas doses baixinhas é simplesmente inibir a Cox das plaquetas, fazendo isso nós conseguimos reduzir as chances de formação de trombos plaquetários inapropriados dentro de nossas artérias.
É possível fazer isso com uma dose baixa pelo seguinte motivo: quando a aspirina bloqueia uma cox ela faz isso de forma irreversível, isso significa que só é possível “reverter” esse efeito produzindo uma nova cox.
Acontece que as nossas plaquetas são células sem núcleo e elas não são capazes de produzir uma nova cox. Assim uma vez que aspirina se liga na cox plaquetária, ela fica inibida durante toda a vida da plaqueta. Só a produção de novas plaquetas é que será capaz de reverter o efeito do AAS.
Cerca de metade de nossas plaquetas são renovadas a cada dez dias, por isso quando queremos suspender o AAS por um motivo qualquer por exemplo: um procedimento cirúrgico é necessário a suspensão com vários dias de antecedência.
Para Que Serve o AAS de 100mg e Sua História
No século 5 antes de cristo hipócrates considerado o pai da medicina científica escreveu que o ácido da casca do salgueiro aliviava dores e diminuía a febre. Esse remédio é mencionado em textos de diversas civilizações antigas e os nativos americanos também usavam para dores de cabeça, febre, reumatismo e tremores.
O princípio ativo desse pó a salicilina foi descoberto e descrita em 1828. Dez anos depois através de processos químicos a partir da salicilina, foi descoberta uma nova substância o ácido salicílico. Finalmente em 1897 o laboratório farmacêutico alemão bayer conjugou quimicamente o ácido salicílico com o acetato criando o ácido acetilsalicílico, muito menos tóxico. Batizaram a marca de aspirina que ficou famosa mundialmente.
O ácido acetilsalicílico foi a primeira criação da indústria farmacêutica e foi também o primeiro fármaco vendido em tabletes.
AAS Pode Reduzir o Infarto?
Agora que já vimos para que serve o AAS de 100mg, podemos falar mais sobre o uso prático dessa droga na cardiologia. A Ciência já nos mostrou que o uso do AAS em doses baixas é capaz de reduzir as chances de infarto ou Acidente Vascular Cerebral (AVC). Também é capaz de reduzir os danos de alguém que já esteja sofrendo de infarto.
Para Que Serve o AAS de 100mg e Quais os Riscos de Usar?
Como vimos ao bloquear a cox no estômago o AAS acaba bloqueando o mecanismo protetor e isso faz com que o estômago fique mais suscetível a sofrer lesões pela acidez e pelas enzimas digestivas, podendo chegar até a formação de uma úlcera.
Além disso o fato de impedir a formação do trombo plaquetário faz com que um eventual sangramento que ocorra nessa úlcera seja mais difícil de ser estancado pelo nosso próprio organismo. O resultado é um aumento das chances de sangramento gastrintestinais e importantes.
Sangramentos importantes também podem ocorrer mais facilmente em casos de pequenos traumas, isso é mais frequente nos pacientes idosos. Por esse motivo o benefício do uso dos aas em doses baixas deve ser colocado numa balança contra os seus possíveis riscos de sangramento.
Pacientes com altíssimo risco de infarto ou avc tanto como aqueles que já tiveram infarto ou avc no passado ou também aqueles que possuem o stent, tem que pôr na balança que tem de quase que ele forma inequívoca para o lado do benefício do uso do AAS, já que eles com baixo risco/risco intermediário de eventos isquêmicos necessita de uma avaliação minuciosa caso a caso como o seu médico de confiança.
AAS Pode Ser Usado Para Câncer de Colo Retal
O AAS em doses baixas também pode estar indicado para proteção contra o câncer colo retal, da mesma forma os riscos e os benefícios devem ser colocados na balança e avaliados caso a caso.
Alguns pacientes com válvulas mecânicas no coração também precisam usar o AAS junto com algum anticoagulante para prevenir a formação de trombos por essas válvulas.
Como Devo Usar o AAS
Devo Tomar AAS com Estômago Cheio ou Vazio?
O principal efeito do AAS no estômago é o bloqueio da cox e consequentemente da proteção que ela gerar. Isso vai acontecer independente da forma que você tomar AAS. Acontecerá depois que houver a absorção do medicamento. Mesmo assim geralmente se pede para tomar o medicamento após alimentação para diminuir as chances de dores no estômago
Se eu Perder o Horário de Tomar o AAS O que Devo Fazer?
Tome medicação assim que você lembrar. A não ser que já esteja perto da próxima dose, nesse caso esqueça a dose perdida, não tome duas doses ao mesmo tempo ou doses extras;
Se você chegou até aqui com certeza conseguiu entender par que serve o AAS de 100mg. Espero ter ajudado compartilhando estas informações. Muito obrigado e até o próximo Artigo.
Artigos Relacionados:
- Ácido Acetilsalicílico | AAS | Para Que Serve | Como Usar?
- AAS 500mg Afina o Sangue? Posso Tomar Tranquilamente?
- Usar AAS infantil na Gravidez Pode Reduzir o Risco de Pré-Eclampsia
- Água Boricada Para Que Serve? Quais os Riscos?
- AAS na Gravidez Causa Sangramento?
Link permanente
foi muito bom esse esclarecimento. obrigado