Como Cuidar da Neuropatia Diabética?

Destacaremos abaixo algumas noções sobre como cuidar da Neuropatia Diabética:

como cuidar da neuropatia diabéticaMantenha a sua taxa de glicose (açúcar no sangue) sempre dentro dos parâmetros, como se fosse um alvo ou uma meta a ser alcançado, no pensamento de reduzir os sintomas e evitar que a doença se agrave.

Além disso, é importante cuidar adequadamente de seus pés, porque a neuropatia diabética pode causar uma perda de sensibilidade nos pés e uma pequena ferida pode passar despercebida. Sem o cuidado adequado, uma dor de pé não tratada pode levar a uma infecção grave ou possivelmente amputação.

Também é aconselhável manter hábitos saudáveis, como ir ao seu médico regularmente, controlar a sua pressão arterial, comer uma dieta equilibrada, fazer exercícios regularmente, não fumar e limitar ou evitar o álcool.

Manter o controle da diabetes ao longo do tempo é a chave para o tratamento da neuropatia diabética. Não podemos dizer que existe cura, mas não podemos perder as esperanças, sempre persistir lutando para vencer as batalhas diárias.

Como Cuidar da Neuropatia Diabética Fazendo Fisioterapia?

A fisioterapia é um tratamento para melhorar a mobilidade (como caminhar, subir escadas, ou entrar e sair da cama).

Leia Também: O Que a Diabetes Gestacional Pode Causar no Bebê?

Para aliviar a dor e restaurar a função física e condicionamento físico geral o fisioterapeuta utiliza exercícios, terapia manual, educação e modalidades, tais como calor, frio e estimulação elétrica para trabalhar em direção a esses objetivos.

como cuidar da neuropatia diabéticaDependendo da lesão, doença ou condição, a fisioterapia pode incluir o trabalho sobre a flexibilidade, força, resistência, coordenação e ou equilíbrio. O tratamento pode se concentrar na prevenção e ou tratamento de problemas que afetam:

  • Seus músculos, tendões, ligamentos e ossos (sistema musculoesquelético).
  • Seus nervos e músculos relacionados (sistema neuromuscular).
  • Seu coração e vasos sanguíneos relacionados (sistema cardiovascular).
  • Seus pulmões e a respiração (sistema pulmonar).
  • Sua pele, incluindo feridas e queimaduras.

Qualquer combinação de dois ou mais destes.

Leia Também: Qual Exame é Feito Para Saber se Tem Neuropatia Diabética?

Neuropatia Diabética Tratamento Medicamentoso?

Medicamentos prescritos pelo Médico utilizados para aliviar a dor causada por lesão de diabetes:

Cymbalta (Cloridrato de Duloxetina) – É um antidepressivo.  Pode causar boca seca, náusea, constipação(prisão de ventre), diarreia e por vezes tonturas e calores.
Amitryl( Amitriptilina), Norpramin (Desipramina), Tofranil (Eimipramina) – São antidepressivos tricíclicos.Lidocaína – Pode ser usado em forma de adesivo que você coloca em sua pele na área onde sente dores.

Mexiletine – É um medicamento oral semelhante à lidocaína. Também usado para aliviar a dor causada pela neuropatia.

Capsaicina Creme – É uma substância contida na pimenta Caiena (vermelha). Esta medicação pode não fornecer alívio completo da dor, porém pode ajudar a aliviar as dores de menor intensidade em algumas pessoas. A Capsaicina Creme é aplicada diretamente sobre a área dolorida.

Tylenol (Paracetamol) – É um analgésico. Também usado para combater as dores.

Aspirina, (Advil), Motrin (Ibuprofeno) ou Aleve  (Naproxeno) – São anti-inflamatórios não-esteróides. Podem fornecer um alívio temporário da dor, contudo não são eficazes para o tratamento em longo prazo da dor severa. 

OBS: As pessoas com diabetes precisam ter um cuidado especial ao tomarem estes medicamentos, pois eles podem prejudicar a função renal. Oxicodona – É um dos Narcóticos analgésicos que pode reduzir a dor moderada e a severa da neuropatia diabética, mas geralmente só são prescritos para as pessoas que não têm uma história pessoal ou familiar de vício.

Os Narcóticos não são frequentemente usados para combater as dores da neuropatia diabética, pois podem causar efeitos colaterais fazendo os sintomas piorarem.

Artigos Relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *