Qual Exame é Feito Para Saber se Tem Neuropatia Diabética?

Seu médico desconfia que você adquiriu neuropatia diabética?  Qual exame é feito para saber se tem neuropatia diabética?

Ao suspeitarmos de algum tipo de doença devemos sempre devemos ter o hábito de procurar assistência hospitalar médico. Muitas vezes os médicos não conseguem fechar o diagnóstico de doença e pede exames ou testes complementares. 

Exames Para Neuropatia Diabética

Abaixo listaremos alguns testes e exames que são realizados para que os médicos tenham um diagnóstico concreto para Neuropatia diabética.

Eletromiografia (EMG)

Este exame é realizado com agulhas finas, no intuito de achar lesões nervosas. Além disso ele registra atividade elétrica nos músculos.

qual exame é feito para saber se tem neuropatia diabéticaAs agulhas transmitem informação sobre a resposta do músculo para um computador. Mais uma vez, sinais lentos ou fracos pode ser um sinal de lesão nervosa. A Eletromiografia geralmente é executada ao mesmo tempo em que o estudo de condução nervosa.

Teste de Velocidade de Condução Nervosa (VCN)

Este exame registra a velocidade na qual os sinais induzidos passam através dos nervos.

O que será verificado no decorrer do exame?

  • Reflexos no tornozelo
  • Qualquer perda de sensibilidade nos pés do paciente
  • Mudanças na textura da pele
  • Alterações na cor da pele
  • A queda súbita da pressão arterial, quando o paciente está deitado a levanta-se rapidamente.

Reflexo no Aquileu (No Tornozelo)

qual exame é feito para saber se tem neuropatia diabéticaNa posição dorsal ao bater levemente com um martelo apropriado, ocorre um reflexo no Tendão de Aquiles (Também chamado de Tendão Calcâneo). Quando o pé se move em direção à superfície plantar temos um resultado positivo.

 

 

Testes de Perda de Sensibilidades

Sensibilidade Tátil

Geralmente o avaliador toca os pés do paciente e vai tirar suas conclusões de acordo com a sensibilidade do paciente ao toque. 

Sensibilidade Vibratória com Diapasão

qual exame é feito para saber se tem neuropatia diabéticaO garfo de Diapasão 128 HZ proporciona um teste fácil e barato de sensação vibratória. A sensação vibratória deve ser testada sobre a ponta e laterais do dedo grande. Caso o paciente não sinta a vibração, as chances de lesões neuropáticas tornam-se grande.

 

Sensibilidade Térmica

Acusa o comprometimento de diferentes tipos de fibras nervosas e necessitam de outros dispositivos para sua mensuração. Para o resultado pode ser usado materiais quentes e frios.

Teste com Monofilamento

Também conhecido como Semmes-Weinstein, foi muito usado para diagnosticar a perda de sensibilidade em hanseníase. Vários estudos confirmaram que quando o paciente perde a sensação de pressão usando o monofilamento de 10 g, aumentam o risco de lesões e úlceras.

Veja como é a técnica de ensaio de pressão com a percepção do monofilamento de 10 g na figura abaixo.qual exame é feito para saber se tem neuropatia diabética

 

 

É preciso ter cuidado ao escolher o tipo de monofilamento a ser usado, já que muitos monofilamentos disponíveis no comércio têm demonstrado defeitos na fabricação.

 

Artigos Relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *